PUB

Diáspora

Morreu Djô Fernandes, ex vocalista dos Black Power e África Star

 

José Fernandes, conhecido por Djô, morreu na noite de sábado para domingo, em Lisboa, Portugal, vítima de complicações respiratórias. Foi uma das mais destacadas vozes da onda musical cabo-verdiana dos anos 80.

Natural de São Vicente , Djô iniciou a sua carreira na música nos Salesianos, de onde surgiram alguns dos mais conhecidos artistas cabo-verdianos. Integrou o grupo musical de Nho Knik, pai do artista Tito Paris, e gravou o seu primeiro disco com o renomado Luís Morais.

Juntamente com Norberto Tavares, Djô integrou ainda o grupo Black Power, e mais tarde o África Star, antes de se lançar numa carreira a solo.

De acordo com o jornalista Valdir Alves, nos últimos tempos o produtor Zé Orlando estaria a preparar uma homenagem ao cantor, que acabou por não se concretizar devido à pandemia.

“Djô passou uma temporada nos EUA onde fez muita amizade e fez o público recordar os bons velhos tempos de uma época musical marcada pelo Tulipa Negra, a nova geração do Voz de Cabo Verde, Os Apolos e outros grupos que animavam as noites de Lisboa e cujos LPs chegavam até nós”, recordou.

O artista Nando da Cruz, na sua página do Facebook, também se mostrou bastante sensibilizado com esta perda para a música cabo-verdiana. “Estou muito triste e muito magoado com a notícia do falecimento do meu ídolo, o cantor Djô de África Star. Eu sempre tive um sonho de realizar um show para o Djô em Cabo Verde e eu ia realizar esse sonho se tivesse tido apoio”, declarou o artista.

Cabo Verde perde assim mais um ídolo da música das ilhas, que deixará certamente saudade nos fãs das músicas dos anos 80 que animavam as pistas de dança.

PUB

PUB

PUB

To Top