PUB

Ambiente

Santa Catarina: Associações comunitárias recebem formação em produção de plantas e gestão de viveiro florestal

O Projeto “Reforço da Capacitação e Resiliência do Setor Florestal em Cabo Verde” – REFLOR-CV, realiza a partir desta segunda-feira 15, uma formação em produção de plantas florestais, agroflorestais e endémicas e gestão de viveiro florestal, destinada a membros de quatro associações comunitárias do interior de Santiago.

A formação, que decorre entre 15 a 20 de Fevereiro, no viveiro de Achada Falcão, no concelho de Santa Catarina, irá beneficiar os membros das associações de Figueira das Naus e Entre Picos de Reda, ambas de Santa Catarina, e Faveta e Achada Leitão, de São Salvador do Mundo.

Pretende – se com essa acção de formação, capacitar os formandos de modo a fazerem da produção de plantas em viveiro uma actividade geradora de rendimentos. 

Neste sentido os participantes vão aprender as melhores técnicas de produção de plantas em viveiros, mas também como identificar, recolher e tratar as sementes de forma a terem melhores resultados nas suas actividades. 

Os grupos-alvo diretos são mulheres, homens e jovens proprietários e agricultores das zonas rurais.

De referir que REFLOR-CV é um projecto do Ministério da Agricultura e Ambiente, co-financiado pela União Europeia e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). O REFLOR-CV tem como principal objectivo aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação para enfrentar os riscos adicionais colocados pelas mudanças climáticas na desertificação e degradação da terra em Cabo Verde.

O projecto executado pela FAO está a ser implementado nas ilhas de Santiago, Fogo e Boa Vista, pretende-se a reflorestação de mais de 800 mil hectares de terreno.

PUB

PUB

PUB

To Top