PUB

Desporto

Cabo Verde Trail Series apresentado na Praia

O projecto Cabo Verde Trail Series (CVTS) foi oficialmente apresentado ontem, pelo governo, numa cerimónia que aconteceu no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia.

O CVTS é um projecto de promoção da prática desportiva e turística, cujo programa inclui cinco eventos de trail running. Segundo uma nota de imprensa do governo, o circuito engloba várias ilhas do país, nomeadamente São Nicolau Trail, Maio Ocean Trail, Santiago Ultra Trail, Santo Antão Triangle Trail e o Fogo Vulcan Trail.

O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Frederic Mbassa, considerou, durante a cerimónia de apresentação, que o Projeto “Cabo Verde Trail Series” é extremamente importante para o desenvolvimento do desporto nacional.

“O Governo sempre disse que quer um desporto que tenha condições para evoluir e desenvolver, mas também um desporto como um produto que possa ser comercializado e que sirva como um aliado ao grande sector que é o turismo, isto é, o desporto como um fator de promoção do destino turístico Cabo Verde”, frisou o Mbassa.

Neste sentido, conforme explicou o mesmo, o Ministério do Desporto, através do IDJ, juntamente com a empresa promotora do CVTS e um forte engajamento das Câmaras Municipais e da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, aliou-se a este grande projeto desportivo, desde 2019, ao Cabo Verde Triangle Trail, e com isso quer dar uma outra dimensão ao evento de trail running, que envolve o turismo, economia, cultura, natureza, crianças, Juventude, em várias ilhas do país, criando uma mais valia e riqueza para o desporto e para as comunidades em si.

Este projecto tem como objectivos principais promover a prática do desporto de montanha, contribuir para a diversificação dos produtos turísticos e atrair turistas nacionais e internacionais, bem como estimular o desenvolvimento social das zonas de baixa densidade e criar o Circuito Nacional de Trail Run, em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Atletismo.

O CVTS destina-se a toda a população cabo-verdiana, desde atletas, crianças, jovens e adultos, assim como os cidadãos estrangeiros amantes da natureza e das modalidades de Trekking Trail e Ultra Trail.

PUB

PUB

PUB

To Top