PUB

Economia

Praia: Cabo Submarino Ellalink vai ser amarrado esta manhã  

O Cabo Submarino Ellalink já está na cidade da Praia. O acto de amarração tem lugar na manhã desta quinta-feira,18, pelas 9h00, na praia do Portinho, em Achada Grande Trás, Praia, segundo confirmação da Cabo Verde Telecom.

O Sistema EllaLink é um cabo submarino de fibra óptica de última geração, projetado para atender à demanda de tráfego entre a Europa e a América Latina, com possibilidade de inclusão do tráfego da região da CEDEAO, a partir de Cabo Verde

O projeto, orçado em 30 milhões de dólares, tem um financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI),  no montante de 25 milhões de dólares, com o aval do Governo de Cabo Verde.

De acordo com a CVTelecom, por detrás deste ato, “de grande importância” para o desenvolvimento das comunicações em Cabo Verde, está um “leque muito valioso” de oportunidades em matéria de conectividade, mobilidade e integração.

A sua instalação configura um “momento histórico” para as telecomunicações do país e marca mais um passo importante no desenvolvimento das comunicações eletrónicas, posicionando Cabo Verde como um dos líderes na transformação digital da sua região.

O cabo liga os centros de dados de Madrid, Lisboa, Marseille, Fortaleza e São Paulo, e irá fornecer conectividade submarina expressa e oferecer ainda o primeiro par de fibras directa entre os dois continentes.

Com esta nova conectividade, o país terá maior diversidade e resiliência dentro da infra-estrutura de telecomunicações, bem como acesso à capacidade que contribuirá para a rápida evolução do crescimento da Internet e dados 5G na região.

PUB

PUB

PUB

To Top