PUB

Cinema

Documentário sobre oficialização do criolo de Ercie Chantre exibido hoje na RTP África

O documentário “Artigo 9º”, do realizador cabo-verdiano Ercie Chantre vai ser exibido hoje na RTP África. O filme resulta da conclusão do curso de Ciências da Comunicação.

Segundo o autor, “Artigo 9º”, de 46 minutos, ouve várias vozes e apresenta pistas à volta do debate sobre a oficialização do crioulo em Cabo Verde, desde o ALUPEC, à forma de escrita.

“Aborda toda uma luta para a volta da oficialização. Apesar da Constituição da República apontar que deve ter igualdade com a língua portuguesa, em muitos lugares o crioulo não pode ser usado”, explica.

De entre os testemunhos recolhidos, acrescenta, uns estão a favor, outros contra a oficialização.

O filme foi exibido pela primeira vez no V Festival Internacional de Cinema de Caeté (FICCA), selecionado entre 387 inscritos. O festival aconteceu simultaneamente no Brasil e em Portugal, nos dias 8, 9 e 10 de Dezembro de 2020.

A RTP África é a segunda exibição, após contacto do realizador com a emissora, tendo em conta o dia da língua materna celebrado hoje.

A produção é bilíngue, falado em português e crioulo e com legenda igualmente nas duas línguas. Estreia-se este domingo, pelas 18h15 de Cabo Verde.

Para além de “Artigo 9º”, Ercie Chantre, natural da ilha de São Nicolau e residente na Cidade da Praia, é autor de documentários como “Acordar do Gigante”, sobre a erupção do vulcão do Fogo e que participou do mesmo festival, em 2018 e no qual recebeu menção honrosa.

Em 2018 participou no Festival de Cinema do Platô, com a ficção “Presa na rede”, uma curta metragem de seis minutos sobre a dependência das redes sociais.

Com o filme de animação “A tua vida não é um brinquedo”, Ercie venceu o Prémio de Publicidade na categoria Universidade, atribuído em janeiro deste ano.

PUB

PUB

PUB

To Top