PUB

Covid-19

Covid-19: PAICV diz que governo falhou na imunização da população

O grupo parlamentar do PAICV considera que o governo falhou na planificação da imunização dos cabo-verdianos contra a covid-19. O MpD reage e assegura que o governo  vai conseguir  vacinar muito mais  que os 20% da população previstos para este ano.

Tais questões serão discutidas no debate parlamentar “Cabo Verde e o papel do estado no desenvolvimento”, agendado a pedido da bancada do PAICV.

 Esta bancada está preparada para defender que o país poderá perder a concorrência na conquista de turistas ao planear vacinar em três anos uma percentagem da população que os concorrentes projectam conseguir neste ano.

Segundo declarações de Rui Semedo à RCV, reside aí uma falha do governo. O líder do grupo sustenta que o país deveria vacinar 60 a 70% da população este ano e não os 20% estimados pelo Executivo.

“As Maurícias e as Seicheles, no período que estamos a defender 20% eles já estão a projetar 60 ou 70%. Acho que 60 ou 70% é um nível em que se pode considerar satisfatório para se imunizar a população e se prevenir desta crise e ter um nível de controlo suficiente, para podermos também receber turistas que vão para um país que lhes garanta condições de segurança. No domínio da planificação, claramente há uma falha”, diz Rui Semedo.

Em resposta o grupo parlamentar do MpD, que suporta o governo, defende afirmando que o PAICV está a tentar encontrar uma brecha para desacreditar o governo, quando deveria estar a contribuir para enfrentar a pandemia. Joana Rosa, líder do grupo parlamentar do MPD, acredita no entanto que o governo vai conseguir vacinar muito mais do que os 20% da população previstos para este ano.

Em reacção à rádio pública, a líder do grupo parlamentar do MpD, Joana Rosa, responde dizendo que a bancada do PAICV  quer criar caso, quando sabe que o problema na imunização nao se coloca por falta de dinheiro, mas pela dificuldade no acesso às vacinas. A líder da bancada do MpD afiança entretanto que será possível vacinar mais do que os 20% projetados.

“Do ponto de vista da gestão do processo covid-19, este governo tem recebido elogios da comunidade internacional. Desde o inicio da covid-19, passando para a gestão desse tempo todo da covid e agora. Cabo Verde vai ser o primeiro país em África a receber a vacina. Nós temos uma população de quinhentos e tal mil. Vamos é adquirir a vacina dentro daquilo que é o sistema COVAX, mas também o país está a tratar da vinda de mais vacinas para que possamos vacinar mais cabo-verdianos. O que o PAICV faz, é procurar uma brecha. O PAICV sabe que no mundo inteiro, neste momento há dificuldades em termos de acesso as vacinas”, diz.

Nas vésperas da campanha eleitoral, o debate será uma oportunidade para os sujeitos parlamentares analisarem as politicas publicas implementadas pelo governo durante os quatro anos.

 A sessão plenária começa amanhã e para além deste debate sobre o papel do estado no desenvolvimento, serão discutidas algumas propostas e projectos de lei, nomeadamente a proposta de lei que procede a primeira alteração a lei que institui o regime especial de reforma antecipada dos funcionários dos serviços municipais de água e saneamento em Santiago.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top