PUB

Covid-19

SOCA disponibiliza ajuda monetária a artistas afetados pela pandemia

A Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) concedeu 500 contos para apoiar 30 artistas, entre 2020 e 2021, face às dificuldades enfrentadas devido a Covid-19.

Em 2020 realizaram cerca de 15 actividades de música, com vista a arrecadar receitas para apoiar os artistas que não são contemplados no âmbito do direito de autor.

Como o intuito de continuar a ajudar esses artistas a SOCA, enquadrado na comemoração do 16º aniversário, promove a “Semana de Arte Integrada”.

A atividade teve início no dia 19 com a exposição coletiva de pinturas “Acervo da Soca Galeria de Artes” e culmina no dia 27, no município do Tarrafal, com o lançamento da Revista Soca Magazine em homenagem a Princezito, um evento que vai contar com a participação do bailarino Manu Preto.

Ainda no âmbito da comemoração do 16º aniversário, durante esta semana, está previsto o lançamento do livro “Espermas de Sol”, de António Silva Roque, “O Moribundo”, de Daniel Ramos Mendes e “Foi Colombo O Primeiro Cabo-verdiano?”, de Marcel Gomes Balla, e uma feira de livro.

Anualmente, a SOCA celebra o seu aniversário com uma gala de homenagem aos artistas e com a distribuição de direitos de autores, mas este ano, devido às limitações, por causa da covid-19, não haverá a habitual cerimónia. Entretanto, segundo o presidente desta entidade de gestão coletiva, Daniel Spínola, vão fazer duas distribuições de direitos de autores aos associados da SOCA, no decurso deste ano.

A SOCA conta atualmente com cerca de 500 associados nas áreas de música, literária, artes plásticas, fotografia, arquitetura, entre outros.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top