PUB

Cultura

Santo Antão passa a dispor de Associação Literária

Recentemente criada, no Porto Novo, constituída por 15 membros jovens, a Associação Literária de Santo Antão (ALSA) pretende promover o surgimento de novos valores literários na ilha das montanhas. 

Santo Antão está mais reforçada em termos literários. A Associação Literária de Santo Antão (ALSA), criada em fevereiro, traz uma lufada de ar fresco para a promoção da literatura santantonense.

Se por um lado, a literatura da ilha está em água morna, entre pouca dinâmica, por outro surge a ALSA para esquentar o gosto pela leitura e escrita. São 15 jovens que se lançam na empreitada de devolver à ilha de Santo Antão o fervor da literatura na camada jovem.

Uma responsabilidade considerada enorme pelos membros da Associação que dizem-se enérgicos e encorajados na “luta literária” para que as atividades desenvolvidas sejam “muito além” das habituais apresentações de livros, como afiança Kélvis Veríssimo, membro da associação.

No plano de atividades incluem iniciativas de promoção do livro por toda a ilha através de biblioteca móvel, bem como incentivo à prática da escrita literária, promoção de concursos nas escolas e bairros, divulgação de novos escritores e simbiose da literatura com a música. A ALSA ambiciona uma sociedade culta, informada e rica em literatura.

Neste “relançamento” da literatura na ilha, cabe a ALSA exigir, de algum modo, espaços físicos e preparados para a prática da leitura para suprimir o déficit de bibliotecas municipais na ilha.

Os concelhos do Porto Novo e do Paul estão defraudados neste sentido, apesar dos projetos em carteira. No caso de Porto Novo, o município aguarda uma biblioteca municipal há quase 30 anos.

A ALSA pretende atuar no sentido de promover parcerias para colmatar este défice e dinamizar a iniciativa, para isso espera contar com uma “resposta positiva” por parte dos santantonense.

A Associação Literária de Santo Antão é uma  iniciativa considerada irreverente e que ousa promover uma “revolução literária” em Santo Antão em tempos de redes sociais, numa tentativa de levar a arte das letras a todos os santantonenses.

PUB

PUB

PUB

To Top