PUB

Cultura

Revista SOCA Magazine homenageia músico e compositor Princesito

A Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) lança hoje, às 18 horas, na cidade de Mangui, Tarrafal de Santiago, mais uma edição da revista SOCA Magazine que, desta feita, homenageia o músico, compositor e intérprete, Princezito.

Conforme A NAÇÃO apurou, o lançamento da revista SOCA Magazine, com uma homenagem a Princesito é o ponto alto da Semana de Arte Integrada que vinha decorrendo desde 19 de Fevereiro em comemoração ao 16º aniversário da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA).

A homenagem a Princezito, explica Daniel Spínola, Presidente da SOCA, consiste numa dissertação da escritora e investigadora Maria Augusta Teixeira, não só sobre o percurso deste tarrafalense como músico, compositor e intérprete, mas também como escritor em língua cabo-verdiana.

Daniel Spínola, Presidente da SOCA

A escritora e investigadora Augusta Teixeira sublinha que Princezito é hoje um “artista conceituado, palestrante e formador”, atributos aos quais acrescenta a faceta de activista social que tem actuado na área da cultura, em geral, sobretudo na música.

Augusta Teixeira, Escritora e Investigadora

“Suas ‘marcas´ são o raciocínio rápido, uma invejável capacidade de oratória e o (bom) humor sofisticado. Ao que parece, há nele a escrita do desassossego2, reforçada pela habilidade de uma cultura e saber oral e oralizante; uma procura constante pelo conhecimento formal e ancestral, um inerente senso de justiça e uma alma insatisfeita – não obstante a sua aparência calma e o seu semblante sereno”, refere a dissertação de Augusta Teixeira sobre a trajectória de Princezito.

Recorde-se que a anterior edição da revista SOCA Magazine havia prestado homenagem a Kaká Barbosa, reunindo vários depoimentos na sequência do seu passamento em Maio de 2020

 Homenagem a autores e artistas

Através das sucessivas edições da revista SOCA Magazine, a Sociedade Cabo-verdiana de Autores tem vindo a organizar desde 2008, actividades para homenagear autores e artistas, mediante a realização de grandes galas de música e publicação de livros e revistas dando destaque a muitos aspectos do mundo artístico-cultural.

Nesse âmbito, Daniel Spínola destaca a realização no início de 2020 de três grandes eventos nomeadamente uma “Grande Gala” em homenagem à Morna e ao Djozinha, uma Pré-bienal de Artes Plásticas e uma “Grande Gala” em homenagem aos músicos Kaká Barbosa e Princezito.

Vários artistas convidados participaram nas actividades da Semana de Arte Integrada que hoje termina, nomeadamente os músicos e artistas Mick Baptista e Tony de Pina, Carla Martz e Jaíze Anes, Kim Leal e Kinzito, Zé Diola e Yvone, Kaya, Zé Viola, Nacaniel Simas, Teté Furtado e Tonito Sanches.

Entre as actividades promovidas destacam-se as apresentações dos livros Sátiro Hesperitano, de Moisés Monteiro; O Moribundo, de Daniel Ramos Mendes; Espermas de Sol, de António Silva Roque e Foi Colombo O Primeiro Cabo-verdiano? de Marcel Gomes Balla.

Ainda, no âmbito da Semana de Arte Integrada, com palcos também em São Domingos (Praia Baixo) e Tarrafal de Santiago, a SOCA promoveu na Sala de Munícipes da Câmara Municipal da Praia uma exposição colectiva de pinturas intitulada “Acervo da Soca Galeria de Artes” que também contou com uma exposição de fotografia de Tony de Pina.

De realçar que a Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para a defesa e protecção dos direitos autorais. 

PUB

PUB

PUB

To Top