PUB

Sociedade

ADVIC avalia implementação dos ODS em Cabo Verde para pessoas com deficiência

Decorre, na Cidade da Praia, entre 01 e 03 de Março, o primeiro seminário sobre a Meta 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Cabo Verde, uma iniciativa que junta a ADVIC e a Cúpula Mundial da Deficiência 2022.

A Associação de Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADVIC), juntamente com parceiros internacionais, como a União Mundial dos Cegos e a Aliança Internacional para as Pessoas com Deficiência, analisa a iplementação da meta 3 dos ODS no país, no que toca ao bem estar social.

Quinze associações de pessoas com deficiência participam no workshop de consultas, no âmbito da cúpula mundial de deficiência 2022, na Noruega, que aborda questões como a eliminação das barreriras arquitetónicas e de acessibilidades.

De acordo com o vice-presidente da ADVIC, que falava esta tarde à RCV, os governos tem feito algumas coisas, mas, pelas limitações do país, há ainda muita coisa a fazer.

“Não conseguimos fazer tudo de uma vez, mas, juntamente com as nossas organizações internacionais e dos governos, vamos verificando as coisas que faltam para fazer”, observa Amancio Montrond.

Outro objectivo, segundo diz, é focar em novas abordagens e nas melhores práticas mundiais à nível de inclusão de pessoas com deficiência.

A Global Disability Summit (GDS), é um processo participativo de organizações de pessoas com deficiência que se reúnem para dialogar e se comprometer com metas concretas que promovam a inclusão de pessoas com deficiência no desenvolvimento global.

Os objetivos do GDS são para chamar a atenção global e focar em uma área negligenciada, para trazer novas vozes e abordagens para ampliar o engajamento, mobilizar novos compromissos globais e nacionais sobre a deficiência e mostrar as melhores práticas e evidências em todo o mundo.

O Seminário sobre a Meta 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- (ODS) e consulta do GDS em Cabo Verde é organizado pela Associação de Cegos de Cabo Verde- ADEVIC,  em parceria com a Word Blind Union- WBU e apoio da International Disaability Alliance –IDA. O Evento contara com 15 associações de pessoas com deficiências a nível nacional.

PUB

PUB

PUB

To Top