PUB

Política

Governo já tem recursos financeiros para adquirir um avião para as Forças Armadas

O governo já tem os recursos financeiros para adquirir um avião para as Forças Armadas, que deve acontecer nos próximos meses. A garantia é do vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, que esteve, na manhã desta terça-feira (2), a visitar as estruturas militares na cidade da Praia.

As condições de funcionamento das Forças Armadas são melhores atualmente, tendo em conta os investimentos feitos nos últimos anos. Entretanto, o major-general, Anildo Morais, alerta que é preciso adequar o orçamento da instituição à realidade e necessidades operacionais atuais.

“É necessário continuar a investir na melhoria de condições de vida e trabalho nas unidades, melhorar a condição de vida dos militares e principalmente é necessário dotar as Forças Armadas de meios adequados ao cumprimento das suas atribuições. Destaco a necessidade de investimentos na Guarda Costeira, tanto a nível de meios operacionais, quanto a nível de capacidade de manutenção”, diz Anildo Morais.

Uma das prioridades é a aquisição de aeronaves para fiscalização da Costa e dos mares nacionais, busca e salvamento, bem como evacuações médicas. O Ministro das finanças que visitou hoje as estruturas militares na Praia, garantiu que as Forças Armadas terão um avião em breve.

“Este meio aéreo vai servir não só para fiscalizar a nossa Zona Económica Exclusiva, mas também garantir o transporte e a evacuação médica entre as ilhas que é uma questão muito crítica e estamos a trabalhar a todo o vapor para que possamos o mais cedo possível ter esse meio a disposição das Forças Armadas e à disposição de Cabo Verde”, avançou Olavo Correia.

Já há uma equipa a trabalhar no processo e os recursos para comprar o avião estão garantidos.

 “Estão garantidos ao nível do fundo soberano de emergências, que foi criado para o efeito. Nós vamos tentar utilizar o montante estritamente necessário para dar ao país e as Forças Armadas esse meio aéreo que será fundamental”.

Para além disso, há o compromisso de aumentar as condições de alimentação, alojamento e fardamento, por exemplo a diária de alimentação para um militar é de 300 escudos para cobrir o café da manhã, almoço, lanche e jantar.

“Da diária nós aumentamos, pode parecer uma coisa irrelevante, mas para quem trabalha nesta casa sabe que foi muito importante aumentar para 300 escudos e a proposta é de subir para 500. Vamos trabalhar com as Forças Armadas, melhoramos as condições de equipamentos, melhoramos as condições de remuneração. Os estatutos, uma alteração substancial das condições de remuneração para valorizar o papel das Forças Armadas”.

Apesar das melhorias, as Forças Armadas continuam a enfrentar desafios básicos, por exemplo a instituição não tem atualmente uma enfermaria e sequer uma ambulância.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top