PUB

Santiago

Ribeira da Barca: Mulheres chefes de família trocam apanha de inertes por avicultura

Dez mulheres chefes de família da localidade de Ribeira da Barca vão beneficiar de um projeto alternativo à extração de inertes, trata-se de uma iniciativa que visa montar uma empresa de avicultura. Uma solução encontrada pelo ICIEG (Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género) e pela Câmara Municipal de Santa Catarina.

Conforme uma nota divulgada numa rede social do ICIEG, o objetivo é garantir um trabalho digno às dezenas de mulheres que se lançam ao mar extraindo areia, colocando sérios riscos à vida e ao ambiente, neste sentido, a empresa de avicultura vai permitir a criação de atividades geradoras de rendimento para que as mesmas possam ter renda sustentável, criando os seus próprios negócios.

“Com o foco na diminuição do desemprego, a empresa de avicultura, vai permitir igualmente a comercialização nacional de ovos, galinhas poedeiras, carnes e derivados, provenientes das atividades da avicultura”, diz a mesma fonte.

Em encontro a presidente da ICIEG, Rosana Almeida, e a Presidente da CM de Santa Catarina, Jassira Monteiro, discutiram ainda os possíveis caminhos que visam empoderar as meninas e mulheres, rapazes e homens deste terceiro maior município do país, nomeadamente a pobreza, além da necessidade de implementarem apostas fortes nas novas masculinidades e o combate à Violência Baseada no Género e a participação efetiva das mulheres nas esferas de decisão.

PUB

PUB

PUB

To Top