PUB

Covid-19

Variante inglesa já circula em Cabo Verde

A variante inglesa da covid-19 já foi detectada em Cabo Verde. O anúncio foi feito esta segunda-feira pela presidente do INSP, Maria da Luz Lima, que considera o facto preocupante, tendo em conta a alta taxa de contaminação. 

Segundo a mesma fonte, recentemente foram enviadas, com o apoio da Organização Mundial da Saúde, 77 amostras recolhidas em todas as ilhas do arquipélago, correspondentes aos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, ao laboratório de Dacar, Senegal.

“Dos resultados que chegaram, identificaram que a maior parte do vírus circulante no país é da Europa Ocidental. Foram sequenciadas nesta primeira fase 24 amostras e dessas duas eram da variante inglesa”, referiu.

De qualquer maneira, explicou, se a taxa de transmissibilidade é elevada isto quer dizer que vão haver também mais casos e mais casos graves e, eventualmente, mais óbitos. 

“Neste sentido, é fundamental continuarmos a insistir na implementação forte de medidas preventivas, distanciamento, uso obrigatório das máscaras, para que a propagação do vírus seja menor possível”, apelou.

Nos próximos dias a comunicação será reforçada para chamar a atenção da população sobre a nova situação que o país está a viver devido à pandemia da covid-19.

Um estudo divulgado no passado mês de Fevereiro pelo Governo britânico indica que a nova variante do novo coronavírus pode ser até 70% mais mortal que as anteriores.

PUB

PUB

PUB

To Top