PUB

Política

Deputado Odailson Bandeira considera que governo falhou com Santo Antão ao não realizar compromissos assumidos

O deputado do PAICV, Odailson Bandeira, disse que o governo falhou com Santo Antão ao não realizar os compromissos assumidos com a mesma.

Os compromissos relacionados com o aeroporto, a segunda fase do porto e outros domínios como a agricultura, resolução da lixeira intermunicipal, o ensino superior e estradas não concluídas são alguns dos pontos elencados pelo deputado eleito pelo círculo de Santo Antão, após um périplo de três dias pela ilha para contactos com as populações e as autoridades municipais.

Segundo Odailson Bandeira, que falava à RCV, a visita a ilha serviu para fazer o balanço da governação na ilha do ponto de vista local e central. Este deputado disse que o governo central falhou com os compromissos com Santo Antão.

“Contrariamente a aquilo que tem sido dito que o governo cumpriu com Santo Antão, mas do nosso ponto de vista, o governo fez os serviços mínimos, tendo em conta aquilo que foram as expectativas criadas. Se repararmos, o grande compromisso que era o aeroporto de Santo Antão, não foi cumprido, a segunda fase do porto não fui cumprido, resolução da lixeira intermunicipal não foi resolvida”, avançou.

Além desse compromissos falhados, no entender do porta-voz dos deputados do PAICV, houve algumas promessas que ficaram para trás nomeadamente no sector da agricultura, educação, pescas entre outros.

“A questão da agricultura que foi dito que iriam ser tomadas medidas para mitigar os efeitos da praga de mil-pés. O próprio ministro da agricultura afirmou no parlamento que havia um técnico chinês, um especialista que iria iniciar os trabalhos mas nunca ouvimos falar desse tal especialista. Mesmo a nível do Centro de Expurgos que o ministro da agricultura prometeu várias vezes que iria ser deslocado para os arredores do cais para poder ser operacional. Prometeu-se aumentar a produção agrícola, exportação para as ilhas turísticas, mas nada disto aconteceu. Segundo diz o ministro da educação e ensino superior, já foi criado o ensino superior formalmente aqui, mas de forma efectiva ainda não existe nada palpável e concreto então entendemos que foi mais um compromisso falhado”.

A nível das estradas, Odailson Bandeira diz que na ilha há localidades que não foram contempladas, como são os casos de Caibros e Fontaínhas. Ainda assim reconhece que houve alguns ganhos mas muito aquém das promessas feitas pelo governo.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top