PUB

Covid-19

Perito aponta 9 acções governamentais que limitam o impacto na pandemia na Índia

Apesar da alta densidade populacional, a Índia tem conseguido reduzir drasticamente a propagação de casos de covid-19 e suas taxas de mortalidade nos últimos meses. 

Para muitos está-se perante um mistério. Mas, para o cientista americano Yaneer Bar-Yam, o resultado é fruto da capacidade do governo daquele país em identificar e aproveitar os seus pontos fortes para limitar a propagação da infecção.

Bar-Yam, especialista em análise quantitativa de pandemias, disse que factores subjacentes como esforços anteriores de resposta bem sucedida em pandemias, menos urbanização que limita as viagens e taxas de transmissão comunitária, viagens limitadas e turismo localizado eram todos importantes para mitigar o impacto da covid-19.

Entretanto, salientou, a rápida acção governamental de “restringir/regulamentar o movimento para aumentar a capacidade da saúde pública para satisfazer as crescentes exigências da pandemia” eram igualmente essenciais, uma vez que a Índia parece ter feito o suficiente para conseguir limitar o impacto do vírus.

Em Setembro do ano passado, o país estava a confirmar quase 100 mil casos por dia, mas esse número caiu para cerca de 12.000. A taxa de mortalidade de casos também caiu acentuadamente.

Num artigo publicado no seu website – endcoronavirus.org, o cientista enumerou as nove principais acções governamentais responsáveis por estes resultados.

O primeiro, e talvez mais eficaz, foi a divisão do país em três zonas – vermelha, laranja e verde, para encerramentos localizados. “Embora tenham sido impostas restrições severas nos distritos afectados, houve um levantamento parcial das restrições em distritos não afectados, juntamente com a abertura de alguns sectores para enfrentar o desafio económico », pontuou.

A segunda medida mais importante foi a restrição de viagens, reguladas através da emissão de passes electrónicos com controlos nas fronteiras estatais através do país.

O isolamento e o rastreio de contactos de indivíduos que testam positivo à covid-19, e a quarentena de contactos primários de alto risco como uma estratégia eficaz surge em terceira posição.

Todas as escolas e faculdades foram encerradas durante um período prolongado, que antecedeu a uma recente e parcial abertura, tendo em conta o número muito baixo de casos.

Bar-Yam salientou ainda a contribuição da indústria indiana, que, segundo ele, respondeu como nunca antes, produzindo máscaras e equipamento de protecção pessoal a grande ritmo não só para satisfazer as necessidades do país, mas também para fornecer ao mundo.

O país também passou de um único laboratório que podia realizar testes RT-PCR para covid-19 para mais de 2300 num curto espaço de tempo.

A este leque de medidas se juntam ainda multas pesadas para o não uso de máscara, a resposta em áreas urbanas de alta densidade e o esforço de vacinação para o controle de novos surtos.

Nos últimos sete dias o país apresentou uma média de 18 mil novos casos diários.

PUB

PUB

PUB

To Top