PUB

Sociedade

Cabo Verde e UE União Europeia estreitam cooperação em Identificação Electrónica e Assinatura Digital

A Comissão Europeia e o Núcleo Operacional para Sociedade de Informação (NOSI) organizam, durante três dias, o segundo webinar UE-CV em matéria de identificação electrónica – eID/Assinatura Digital.

A actividade, que acontece em formato online, tem início esta terça-feira (9). A sessão de abertura conta com a participação do Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, o Chefe de Cooperação da União Europeia em Cabo Verde, Pedro Campo Llopis, e o Administrador Executivo do NOSi, Lumumba Barbosa.

O objectivo deste webinar, segundo uma nota da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, é apoiar as instituições cabo-verdianas no desenvolvimento das funções digitais do Cartão de Identificação Nacional e do Passaporte Eletrónico.

“O sector digital é uma prioridade para Cabo Verde e para a União Europeia no âmbito da nossa parceria. Neste sentido, ambos os parceiros trabalham de forma estreita para que a transição tecnológica seja transversal e benéfica para as pessoas”, lê-se na nota.

No primeiro webinar, realizado em maio de 2020, participaram o Director Geral da Cooperação Internacional e Desenvolvimento da UE, Koen Doens, e peritos da Administração Pública da Alemanha, Estónia e Grécia. Neste segundo webinar participarão peritos da Administração Pública da Alemanha, Grécia e Itália que partilham conhecimentos, experiências de autenticação móvel, integração com subsistemas internacionais e metodologias para promover a digitalização e a inovação em Cabo Verde.

O webinar reunirá cerca de 30 participantes de instituições públicas e privadas cabo-verdianas relacionadas com a regulação, identificação nacional, assuntos internos, digitalização, justiça, fronteiras, migração, economia, processos eleitorais e fiscalidade.

O TAIEX visa o desenvolvimento institucional através da cooperação de peritos públicos dos Estados-Membros da UE com os respetivos pares em países parceiros, reforçando assim a implementação da Aliança África – Europa para o Investimento e o Emprego Sustentável.

PUB

PUB

PUB

To Top