PUB

Sociedade

Cabo-verdianos consideram que Portugal, Estados Unidos e China são os países com mais influência económica e política em Cabo Verde

Um estudo sobre a qualidade, democracia e boa governação, realizado pela Afrobarómetro, em parceria com a Afrosondagem, revelou que os cabo-verdianos consideram que Portugal, Estados Unidos e China são os países com mais influência económica e política positiva em Cabo Verde.

Esta é uma das conclusões do sub-tema sob a influência de países e organizações que integra o último estudo que teve como base inquéritos feitos em Dezembro de 2019.

Citado pela RCV, o diretor-geral da Afrosondagem, José Semedo,  realça que os cabo-verdianos estão bem cientes que alguns países e organizações têm mais influência económica e política que outros.

“Perguntámos aos cabo-verdianos qual a influência económica e política de cada uma das seguintes organizações em Cabo Verde. se ela é principalmente positiva, negativa ou se ela não é nem positiva e nem negativa. Os países ou organizações que os cabo-verdianos consideram que têm mais influência económica e política e que ela é positiva é caso de Portugal, o maior parceiro económico do país, com cerca de 85% dos cabo-verdianos a considerar que Portugal tem uma influência económica e política positiva em Cabo Verde, contra 4% que consideram que têm uma influência negativa. Também sobre a China, 85% dos cabo-verdianos consideram que têm uma influência política e económica positiva, contra 4% que consideram que tem uma influência económica negativa. Também os EUA, o grande parceiro de Cabo Verde, com 85% dos cabo-verdianos a considerar que tem uma influência positiva, contra 3% que consideram que têm uma avaliação negativa”, avançou José Semedo.

Em termos de organizações internacionais, 67% dos cabo-verdianos considera que as Nações Unidas têm uma influência positiva em Cabo Verde. Segue-se a União Africana e a CEDEAO.

“Com 62% dos cabo-verdianos a considerar que tem uma influência positiva em termos económicos e políticos em Cabo Verde e 61% consideram que a União Africana tem uma influência positiva em Cabo Verde. Em relação a um país africano, uma das maiores potências africanas que é a Nigéria, somente 36% dos cabo-verdianos consideram que ela tem uma influência económica e política positiva em Cabo Verde, contra 15% que consideram que têm uma avaliação negativa e 14% que consideram que ela não tem uma influência nem positiva e nem negativa. Também há uma série de questões que colocamos aos cabo-verdianos, relativamente ao papel cada vez mais influente da China, pelo menos no que aos empréstimos diz respeito, em relação ao nosso país. Cerca de 67% dos cabo-verdianos dizem que sabem que a China concede empréstimos ou ajuda ao desenvolvimento do governo de Cabo Verde, contra 25% que desconhecem”.

 A maioria dos cabo-verdianos, 76% pensa que as actividades económicas da China têm muita influência em Cabo Verde, contra apenas 3% que pensa o contrário, que a influência da China é reduzida ou mesmo nula.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top