PUB

Sociedade

AJOC condena sequestro e agressão contra jornalista António Aly 

O jornalista free lancer e editor do blog Ditadura do Consenso, António Aly Silva, foi sequestrado, agredido e depois abandonado numa das artérias de Bissau.

A Associação dos Jornalistas de Cabo Verde condenou o acto de violência e pediu que se ponha um fim à “impunidade nessa sanha predadora e desenfreada contra os jornalistas”.

“Daqui estendemos toda a solidariedade da direção da AJOC e de todos os jornalistas cabo-verdianos ao António Aly. Estaremos empenhados em conceder-lhe todo o apoio que se mostrar necessário nesta altura”, referiu a organização, em comunicado publicado na sua página do Facebook.

A AJOC exige igualmente um “posicionamento célere e destemido” por parte da congénere guineense, o Sindicato dos Jornalistas da Guiné-Bissau, bem como da Ordem dos Jornalistas desse país, onde, segundo diz, o António Aly tem exercido a profissão de jornalista em condições, deveras, bastante adversas.

“A AJOC, desempenhará, como sempre fez, o seu papel na defesa intransigente da liberdade de imprensa e da integridade física e moral dos jornalistas, independentemente de serem cidadãos cabo-verdianos ou não, ou de serem ou não membros da AJOC”, referiu.

A denúncia foi feita pela Liga Guineense dos Direitos Humanos que, na sua página no Facebook, emitiu um comunicado no qual diz ter registado “com bastante preocupação as informações que dão conta que o jornalista e editor do Blog Ditadura do Consenso, António Aly Silva foi sequestrado, espancado e abandonado numa das artérias de Bissau”.

Segundo a mesma fonte, as autoridades policiais desconhecem o acontecimento.

António Aly Silva tem sido um forte crítico do Presidente Úmaro Sissoco Embaló e do actual regime.

Nas redes sociais, para além da AJOC, vários colegas cabo-verdianos manifestaram solidariedade ao jornalista, repudiando o acto de violência sobre ele perpetrado.

PUB

PUB

PUB

To Top