PUB

Mundo

Efeméride: Japão assinala os dez anos do desastre de Fukushima

O Japão assinala, esta quinta-feira, 11, o décimo aniversário do triplo desastre de 2011,  com cerimónias e um minuto de silêncio, na altura em que a terra começou e originou o “tsunami” devastador, que causou sérios danos na Central Nuclear de Fukushima.

O sismo, o tsunami e o acidente nuclear – escreve o portal pt.euronews.com -, foram um golpe naquele País asiático já traumatizado com as bombas atómicas da Segunda Guerra Mundial.

Um pouco por todo o Japão respeitou-se um minuto de silêncio às 14h46 (locais), o exacto momento em que a Terra começou a tremer. O desastre está a ser assinalado em várias cerimónias.

O abalo, com uma magnitude de 9,1 na escala de Richter, com epicentro a Norte de Sendai, foi o mais poderoso alguma vez registado no País e o quarto maior em todo o Mundo. A energia libertada gerou ondas gigantes de 41 metros, que engoliram povoações inteiras e originaram o grave Desastre Nuclear de Fukushima.

Vinte mil pessoas perderam a vida. Os 360 mil milhões de dólares em estragos tornam-no na catástrofe natural mas dispendiosa de sempre.

PUB

PUB

PUB

To Top