PUB

Desporto

Santiago Sul: Autoridades desportivas e sanitárias reúnem-se para reanalisar situação do futebol

As autoridades desportivas e sanitárias de Santiago Sul reúnem-se, esta sexta-feira (12), no Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol 8FCF), para reanalisar a situação da modalidade na região desportiva.

Segundo a convocatória da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS), além dos clubes filiados, o encontro conta com as presenças do presidente do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Frederic MBassa, da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, do comandante da Polícia Nacional, da Delegada de Saúde, da Câmara Municipal da Praia e da Protecção Civil.

Em declarações à Agência Cabo-verdiana de Notícias, o presidente da ARFSS, Mário Avelino “Donnay” disse esperar que da reunião saia uma clarificação quanto às exigências para a retoma da prova nesta região desportiva, mas vai avançando que a posição da não realização da prova masculina foi aclamada pelos clubes em assembleia-geral, admitindo, entretanto, que os argumentos apresentados poderão ser os mesmos para a retoma da prova feminina.

 De recordar que no passado dia 12 de Fevereiro foi anunciado que o Campeonato Regional de futebol da temporada 2020/21 na região desportiva de Santiago Sul não iria ser retomado. Os clubes alegaram falta de condições financeiras e sanitárias mas também porque não há neste momento infraestruturas disponíveis para tal.

Na sequência dessa medida, os atletas da região saíram às ruas reivindicando a retoma das competições desportivas na região. O certo é que passado todo este tempo essas reivindicação não foi atendida pelas autoridades competentes e com isso, muitos jogadores acabaram por se transferir para outros campeonatos.

Já esta semana, sete clubes de futebol femininos enviaram uma carta à ARFSS, exigindo a retoma da época futebolística em Santiago Sul, pelo que Mário Avelino clarificou que a associação se sente “no dever e direito de realizar a prova neste género”, independentemente da realização dos jogos da selecção ou do Campeonato Nacional feminino, desde que haja condições aceitáveis.

Mário “Donnay” Avelino admite que a retoma da prova feminina poderá ser mais facilitada que a masculina, já que o número de clubes e provas é bem menor quando comparada com a competição masculina.

Ainda assim, afiançou que se do encontro desta sexta-feira for assegurada a garantia sanitária, sem pôr em causa a saúde pública, a associação poderá realizar o campeonato feminino, desde que haja o compromisso de assunção das responsabilidades.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top