PUB

Cultura

São Vicente: “Kubaka” nasce no Alto Bomba para “reppar” a realidade da ilha

Rappers da comunidade de Alto Bomba em São Vicente lançam nesta sexta-feira,12, o projecto Kubaka que inclui o lançamento de um disco com 8 músicas de 8 MCs da comunidade. O evento marcado para às 18 horas tem como palco a Praça Nhô Jon.

Em entrevista ao A NAÇÃO online, Jason Ferreira, um dos rappers do projecto conta que Kubaka, nasceu no último trimestre de 2020, por iniciativa dos rappers do Alto Bomba para “cantar” a realidade do bairro e da ilha, no geral, para mostrar as vivências de suas gentes.

Assim, juntaram cerca de 10 MCs da comunidade que, com a curadoria do sociólogo Redy Wilson Lima e a colaboração de Revan Almeida, fundador de “Kasa Preta”, Lenine Melo, vulgo DJ Letra e Carlos Hernani, vulgo GG – Hiphop Arte, deram corpo ao projecto.

Nesta primeira fase Jason Ferreira diz que serão 8 músicas de 8 MCs que constituem o disco sobre a realidade do Alto Bomba.

“As músicas falam sobre o modo de vida das pessoas de Alto Bomba, as nossas necessidades, as vivências, ou seja tudo o que vimos e que achamos pertinente divulgar na música que é a nossa forma de intervenção”, avança.

O disco, uma colaboração entre os rappers da editora KUBAKA Records e iniciativa “Outros Bairros”, será lançado na praça Nhô Djon no Alto Bomba, às 18 horas desta sexta-feira,12. O lançamento nas plataformas digitais será no sábado,13.

Jaison Fortes avança que o próximo trabalho do Kubaka vai abordar a Política, ou seja, como a Política é vista na comunidade de Alto Bomba.

De realçar que durante 3 meses, divididos em 3 oficinas, o programa do Kubaka possibilitou a criação de um espaço de reflexão sobre as questões sociais e urbanas da ilha de São Vicente, em que com base num “djunta-mon” entre os rappers e um beat-meker local, resulta hoje num disco integrado num trabalho artístico-social e politicamente engajado.

PUB

PUB

PUB

To Top