PUB

A Não Perder

“Tomates Verdes Fritos”, um dos filmes mais comentados na década de noventa

A nossa escolha desta semana vai para “Tomates Verdes Fritos”, um dos filmes mais comentados na década de noventa, vencedor de dois óscares e vários outros prémios. É caso para dizer que o tempo foi generoso com esta obra cinematográfica que enverga uma mensagem crítica e actual sobre o feminismo. E, para os que assim entenderem, uma sugestão muito a propósito, agora que estamos no “Março Mês da Mulher”. Como sugestão de leituras propomos as biografias de duas grandes mulheres norte-americanas: Oprah Winfrey e Michelle Obama.

FILME

Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes – 1991)

Evelyn Couch visita um parente num lar de repouso para idosos, e lá, encontra Ninny Threadgoode, uma senhora que lhe traz uma nova perspectiva através de contos do seu passado, dando a Evelyn confiança para mudar a sua própria vida para melhor.

Um dos temas centrais do filme é a questão do resgate da gentileza num mundo cada vez mais deselegante. O roteiro evidencia, de forma quase caricatural, o impacto do desrespeito.

O tempo foi generoso com “Tomates Verdes Fritos”, um dos filmes mais comentados na década de noventa, que continua envolvente na sua estrutura episódica de “flashbacks”, envergando ainda uma mensagem crítica actual sobre o feminismo.

É impossível não emocionar-se com as várias cenas lindas deste filme que transmitem fortes mensagens, algumas das quais, infelizmente, cada vez mais actuais.

LIVROS 

Desta vez, a nossa escolha de livros recai sobre as biografias de Oprah Winfrey e Michelle Obama duas mulheres tidas mundialmente como inspiradoras e fortes. Elas foram líderes, escritoras, empresárias, artistas e marcaram a história para sempre.

OPRAH – Uma Biografia (Kitty Kelley)

Kitty Kelley é a autora da biografia da grande apresentadora de TV Oprah Winfrey. Ela conseguiu traçar um retrato confiável e profundo de uma mulher extraordinária, que venceu todas as adversidades para se tornar quem é. Oprah não deixou que nem mesmo a pobreza, o trauma dos abusos sexuais, a discriminação racial ou a falta de um diploma de prestígio ficassem à frente das suas ambições.

 

 

 

Minha História (Michelle Obama)

“Minha História” é a biografia de Michelle Obama, a ex-primeira dama dos Estados Unidos que ajudou a criar uma Casa Branca mais inclusiva. No livro, somos introduzidos à história desta mulher inspiradora, desde a sua infância, passando por sua trajectória como executiva, até o tempo em que esteve na Casa Branca. Com muita reflexão, Michelle expõe os seus sonhos, desejos e decepções de uma forma intimista.

PUB

PUB

PUB

To Top