PUB

Covid-19

Há 9 países que suspenderam a vacina AstraZeneca

Há 9 países europeus, incluindo Dinamarca e Noruega, que suspenderam nos últimos dias a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca. Em causa a suspeita de efeitos secundários como alergias graves e trombose. Esta é a vacina da mesma marca que o primeiro lote de 24 mil vacinas que chegou a Cabo Verde, na passada sexta-feira,12. 

Inclusive, as autoridades de saúde da União Europeia estão a investigar se alguns casos de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas, que podem provocar trombose ou embolia pulmonar, estão relacionados ao imunizante. 

Alergias graves também foram adicionadas à lista de possíveis efeitos secundários da vacina após a identificação de prováveis ligações a estas reações no Reino Unido. 

O alerta foi emitido pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês), que na quinta-feira,11, disse estar a investigar um problema relacionado com distúrbios hemorrágicos alegadamente associados à vacina.

Estas possíveis reações levaram a Dinamarca, seguida de outros países europeus, a suspender o uso da vacina, mas a EMA esclareceu que continua a ser segura a sua utilização, embora tenha recomendado a inclusão de reações alérgicas como efeitos colaterais.

“Esta atualização é baseada num estudo de 41 relatos de anafilaxia observados em cerca de cinco milhões de vacinados no Reino Unido. Depois de um estudo atento dos dados,estima-se que exista uma ligação provável com a vacina em alguns casos”,explicou o comitê que avalia os riscos dos medicamentos.

A notícia está a ser difundida inclusive pela imprensa internacional. Em reação à suspensão da vacina em alguns países, a EMA afirmou, contudo, não haver indícios de que a vacina de Oxford teria provocado os casos de tromboembolismo e que o imunizante é seguro para uso. 

Áustria levantou preocupação

O primeiro país a tomar a decisão de suspender o uso de um lote da vacina de Oxford foi a Áustria, no domingo, 7, enquanto investigava a morte de uma mulher de 49 anos por trombose múltipla e a internação de uma mulher de 35 anos por embolia pulmonar, que está em recuperação.

Ambas haviam tomado a vacina na mesma clínica de Viena.As autoridades austríacas informaram não ter evidências de que o imunizante teria causado os quadros de tromboembolismo, mas que haviam tomado a decisão como precaução. Depois do anúncio da Áustria, Estônia, Lituânia, Luxemburgo e Letônia também decidiram interromper temporariamente a vacinação, e foram acompanhados por outros países.

DW 

PUB

PUB

PUB

To Top