PUB

Sociedade

Caso Amadeu Oliveira: defensor oficioso não compareceu ao julgamento

O julgamento do advogado Amadeu Oliveira, agendado para esta manhã, voltou a ser adiado por falta de um defensor oficioso. A sessão fica assim remarcada para esta terça-feira (16).

A juíza Ivanilda Varela viu-se obrigada a adiar, uma vez mais, a sessão do julgamento de Amadeu Oliveira. Na base desta decisão esteve a não comparência do defensor oficioso, indicado pela Ordem dos Advogados, para defender o arguido neste processo.

Segundo a Rádio de Cabo Verde (RCV), o defensor oficioso alegou motivos de saúde que não lhe permitiram estar presente esta manhã, no Tribunal da Praia e, assim sendo, o julgamento foi adiado para amanhã, terça-feira.

De salientar que Amadeu Oliveira é o número três da lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), para o círculo eleitoral de São Vicente, às legislativas de 18 de abril, o que lhe confere imunidade como candidato, segundo o número 03 do artigo 367 do Código Eleitoral.

“Movido procedimento criminal contra qualquer candidato ou indiciado este por despacho de pronúncia, ou equivalente, o processo só poderá prosseguir os seus termos após a proclamação dos resultados das eleições”, lê-se no Código Eleitoral.

Porém, Amadeu Oliveira em declarações à RCV, esclareceu que não vai usar desta prorrogativa que a lei lhe dá para evitar o julgamento, porque segundo diz, quer ser ouvido pela justiça cabo-verdiana.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top