PUB

Cultura

EUA: Mulheres artistas conquistam principais categorias dos prémios de música Grammy 2021

As artistas Beyoncé, Taylor Swift, H.E.R, Megan Thee Stallion e Billie Eilish foram as principais vencedoras das categorias mais prestigiadas dos prémios de música Grammy Award, atribuídos, domingo último, em Los Angeles, Estados Unidos.

A edição 2021, cujos prémios foram entregues na noite de último domingo, 14 de Março, já é tida como histórica porquanto, pela primeira vez, quatro mulheres venceram os quatro principais prémios, nomeadamente nas categorias “Álbum do Ano”, “Gravação do Ano”, “Canção do Ano” e “Artista Revelação”.

Taylor Swift ganha Grammy de “Álbum do Ano” por ‘Folklore’

 

A cantora e compositora norte-americana, Taylor Swift, fez história ao tornar-se na primeira artista feminina a ganhar três vezes o prémio “Álbum do Ano”. Nesta edição, venceu a categoria com o álbum “Folclore” depois de ter vencido com Fearless em 2010 e em 2016 com Opus Pop de 1989.

Recorde-se que apenas três outros artistas já ganharam o prémio de “Álbum do Ano” três vezes: Frank Sinatra, Paul Simon e Stevie Wonder.

Megan Thee Stallion ganha Grammy de Artista Revelação

 

O prémio “Artista Revelação” foi para a rapper, cantora e compositora, Megan Thee Stallion, sendo a primeira artista de ‘rap’ a triunfar nesta categoria desde Lauryn Hill em 1999.

 

H.E.R ganha Grammy de música do ano por “I Can’t Breathe”

 

 

A cantora e compositora norte-americana, H.E.R venceu o prémio “Canção do Ano”, com a música “I Can´t Breathe”, um tema inspirado pelos protestos no verão passado, nos Estados Unidos, na sequência da morte do afro-americano George Floyd. O título remete para a frase que Floyd, sufocado por um polícia durante oito minutos, pronunciou antes de morrer e que se transformou em palavra de ordem contra o racismo e a brutalidade policial.

Billie Eilish ganha Grammy de “Gravação do Ano” por “Everything I Wanted”

 

Por sua vez, Billie Eilish, igualmente cantora e compositora norte-americana, venceu o prémio “Gravação do Ano” com a canção “Everything I Wanted”, repetindo a vitória de 2020 na mesma categoria.

 

Beyoncé passa a ser a mulher com mais Grammys da história

 

Beyoncé: mulher mais condecorada de sempre

A cantora, compositora, actriz, modelo, dançarina, empresária, produtora, diretora e roteirista norte-americana, Beyoncé, também foi uma das principais vencedoras da noite de gala de entrega dos prémios de música Grammy.

Ganhou quatro grammys: “Melhor Performance R&B”, “Melhor Performance de Rap”, “Melhor Canção de Rap” e “Melhor Videoclipe”, tornando-se, assim, na mulher mais condecorada de sempre na história dos Grammy, com 28 grammys alcançados durante a sua carreira. Com estes novos prémios, Beyoncé ultrapassou a cantora e violinista de bluegrass, Alison Krauss.

 Com os 28 Grammys conquistados, Beyoncé igualou-se ao total arrecadado pelo super produtor norte-americano Qunicy Jones, empresário, arranjador vocal e produtor musical de trilhas sonoras. O record de prémios grammys pertence ao maestro clássico Sir Georg Solti com 31 títulos.

Harry Styles ganha Grammy de Melhor Performance Pop Solo

Outros prémios

O cantor, compositor e actor inglês, Harry Styles, que abriu a noite com o seu êxito “Watermelon Suga”, ganhou o Grammy para “Melhor Performance Solo Pop”.

Brittany Howard ganha Grammy de Melhor Música Rock

 

A cantora americana, Britanny Howard, mais conhecida como vocalista e guitarrista da banda de rock americana Alabama Shakes, ganhou o Grammy de “Melhor Música Rock”, enquanto que a cantora, compositora e pianista norte-americana, Fiona Apple levou para casa dois prémios pelo álbum “Fetch The Bolt Cutters”.

 

Banda The Strokes conseguiu o Grammy de “Melhor Álbum de Rock”

Na categoria de rock, onde artistas femininas voltaram a estar em voga, a banda de rock dos Estados Unidos, The Strokes, conseguiu ganhar o prémio “Melhor Álbum de Rock” com “The New Abnormal”.

 

 

 

Nas ganha Grammy de “Melhor Álbum de Rap”

 

 

O actor e veterano do ‘rap’, Nas, finalmente conquistou o seu primeiro Grammy, “Melhor Álbum de Rap”, depois de 14 nomeações.

Burna Boy ganha Grammy de “Música do Mundo”

 

 

O cantor e compositor nigeriano, Burna Boy, ganhou na categoria “Música do Mundo”, enquanto Kanye West conquistou o seu 22.º Grammy, não na categoria ‘rap’ que o tornou famoso, mas com o álbum evangélico “Jesus Is King”, que foi votado como “Melhor Álbum de Música Cristã Contemporánea”.

Recorde-se que, Cesária Évora, considerada a Rainha da Morna e que deu uma notável projecção internacional à música de Cabo Verde, venceu em 2004 o prémio Grammy de “Melhor Álbum de World Music” com o álbum Voz d’Amor.

Conforme avança a Lusa (Agência de Notícias de Portugal), entre os nomeados havia três portugueses: a cantora Maria Mendes na categoria de “Melhores Arranjos, instrumentais e Vocais”, o produtor André Allen Anjos na categoria “Melhor Gravação Remisturada”, e o DJ e produtor Holly que produziu oito temas de um álbum na categoria de “Melhor Álbum de Dança/Eletrónica”.

Por sua vez, conforme avança a Globo, os brasileiros Chico Pinheiro e Bebel Gilberto foram indicados, nas categorias de “Álbum de Jazz Latino” e “Álbum de Música Global”, respectivamente.

Veja a lista dos principais nomeados e vencedores:

Álbum do Ano
-“Chilombo” – Jhené Aiko
-“Black Pumas” – Black Pumas
-“Everyday Life” – Coldplay
-“Djesse Vol. 3″ – Jacob Collier
-“Women in Music Pt. III” – Haim
-“Future Nostalgia” – Dua Lipa
-“Hollywood’s Bleeding” – Post Malone
-“Folklore” – Taylor Swift

Gravação do Ano
-“Black Parade” – Beyoncé
-“Colors” – Black Pumas
-“Rockstar” – DaBaby featuring Roddy Ricch
-“Say So” – Doja Cat
-“Everything I Wanted” – Billie Eilish
-“Don’t Start Now” – Dua Lipa
-“Circles” – Post Malone
-“Savage”- Megan Thee Stallion feat Beyoncé

Música do Ano
-“Black Parade” – Beyoncé
-“The Box” – Roddy Ricch
-“Cardigan” – Taylor Swift
-“Circles” – Post Malone
-“Don’t Start Now” – Dua Lipa
-“Everything I Wanted” – Billie Eilish
-“I Can’t Breathe” – H.E.R.
-“If the World Was Ending” – JP Saxe featuring Julia Michaels

 

Dua Lipa actuando na gala do Grammy 2021”

 Revelação
-Ingrid Andress
-Phoebe Bridgers
-Chika
-Noah Cyrus
-D Smoke
-Doja Cat
-Kaytranada
-Megan Thee Stallion

Melhor Performance Solo Pop
-“Yummy” — Justin Bieber
-“Say So” — Doja Cat
-“Everything I Wanted” — Billie Eilish
-“Don’t Start Now” — Dua Lipa
-“Watermelon Sugar” — Harry Styles
-“Cardigan” — Taylor Swift

 Melhor Álbum Vocal Pop
-“Changes” — Justin Bieber
-“Chromatica” — Lady Gaga
-“Future Nostalgia” — Dua Lipa
-“Fine Line” — Harry Styles
-“Folklore” — Taylor Swift

Melhor Performance de R&B
-“Lightning & Thunder” — Jhené Aiko Featuring John Legend
-“Black Parade” — Beyoncé
-“All I Need” — Jacob Collier Featuring Mahalia & Ty Dolla $Ign
-“Goat Head” — Brittany Howard
-“See Me” — Emily King

 

Bad Bunny recebe Grammy de “Melhor Disco de Pop Latino ou Urbano”

 Melhor Performance de Rap Melódico
-“Rockstar” — DaBaby Featuring Roddy Ricch
-“Laugh Now, Cry Later” — Drake Featuring Lil Durk
-“Lockdown” — Anderson .Paak
-“The Box” — Roddy Ricch
-“Highest in the Room” — Travis Scott

Melhor Música de Rap
– “The Bigger Picture” — Lil Baby
– “The Box” — Roddy Ricch
– “Laugh Now, Cry Later” — Drake Featuring Lil Durk
– “Rockstar” — DaBaby Featuring Roddy Ricch
– “Savage” — Megan Thee Stallion Featuring Beyoncé

Melhor Álbum Country
– “Lady Like” — Ingrid Andress
“Your Life Is a Record” — Brandy Clark
– “Wildcard” — Miranda Lambert
– “Nightfall” — Little Big Town
– “Never Will” — Ashley McBryde

Melhor Álbum Latino Pop ou Urbano
“YHLQMDLG” — Bad Bunny
– “Por Primera Vez” — Camilo
– “Mesa Para Dos” — Kany García
– “Pausa” — Ricky Martin
– “3:33” — Debi Nova

Refira-se que, antes da gala de Domingo, 14 de Março, para a atribuição dos prémios de música Grammy 2021, já eram conhecidos os vencedores nas seguintes categorias: “Melhor Performance de Rock”, “Melhor Música de Rock”, “Melhor Disco de Rock”, “Melhor Álbum de Música Alternativa”, “Melhor Performance de Grupo ou Duo Pop”, “Melhor Canção R&B”, “Melhor Performance de Rap”, “Melhor Álbum de Música Cristã Contemporânea”, “Produtor do Ano” (não clássico), “Melhor Filme Musical”, “Melhor Álbum de Jazz Instrumental”, “Melhor Álbum Latino de Jazz”, “Melhor Clipe”, “Disco de Música Global”, “Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional”, “Melhor Faixa Dance”, “Melhor Álbum de Dança/Electrónica”, entre outras categorias.

PUB

PUB

PUB

To Top