PUB

Covid-19

Países africanos não devem parar vacinação para evitar terceira vaga 

O alerta foi dado hoje pela Diretora Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, que prevê para breve mais uma vaga da pandemia.

Matshidiso Moeti, Diretora Regional da OMS para África, advertiu que pode estar a caminho uma nova vaga da pandemia do novo coronavírus.

“Encorajo os países a continuarem as campanhas de vacinação e a não fazerem pausas. Pois, quanto mais pessoas estiverem vacinadas e imunizadas, menor será a possibilidade de surgirem novas mutações do vírus”, disse.

Além disso, Moeti encoraja os políticos a tomarem a vacina e a incentivarem os cidadãos fazer o mesmo, assim como os profissionais de saúde e os trabalhadores essenciais.

A OMS/África garante que as vacinas da Oxford-AstraZeneca, que a maioria dos países africanos recebeu, não são do mesmo lote das que foram enviadas para a Europa, por isso, não faz sentido suspender a vacinação.

No entanto, a organização aguarda os resultados da Agência Europeia do Medicamento, que avalia o assunto e posteriormente emitirá novas diretrizes.

Já William Ampofo, presidente da Iniciativa Africana para a Produção de Vacinas, defende que é chegado o momento de os países africanos considerarem a produção de vacinas. Para que isso aconteça, Ampofo lembra que é necessário ter a tecnologia, os recursos humanos e o financiamento e que este é o momento certo para que os países em África tomarem a iniciativa, encorajada pela União Africana e pelos blocos regionais.

Até agora, já foram distribuídas mais de 60 milhões de doses de vacinas contra a covid a 47 países africanos, através da iniciativa Covax, das quais, mais de 7 milhões de doses já foram ministrados em 30 países onde os programas de vacinação já se iniciaram.

Em Cabo Verde a campanha nacional de vacinação arranca esta sexta-feira (19), sendo o pessoal da saúde e profissionais da linha de frente no combate a covid-19, os primeiros a serem vacinados com a vacina da Pfizer.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top