PUB

Cultura

Gualberto do Rosário apresenta “A Cor do Papel Verde” no Sal

António Gualberto do Rosário apresenta esta sexta-feira,19, o seu mais novo livro intitulado “A Cor do Papel Verde” no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sal.

A apresentação, a cargo de Júlio Lopes, está marcada para às 17 horas e está a ser organizada pela Editora Livraria Pedro Cardoso.

Segundo uma nota de imprensa enviada à nossa redação, o livro “narra a incrível e surpreendente história do último tangomau. Aquele que jurou, com as mãos impostas a Gran Cruz de São Filipe, exposta no altar-mor, corrigir o crasso erro de Amílcar Cabral. Jurou e, milimetricamente, cumpriu.”

Em entrevista ao A NAÇÃO, Gualberto de Rosário disse que “A Cor do Papel Verde”, a sua quarta obra ficcionista, lhe parece ser diferente na perspectiva da literatura cabo-verdiana, digno de um público diversificado e que faz parte do seu grande projecto literário iniciado na adolescência.

“A Cor do Papel Verde” teve a sua primeira apresentação na cidade da Praia e a segunda em Santa Catarina.

Sobre o autor

António Gualberto do Rosário nasceu na ilha de São Nicolau no dia 12 de Julho de 1950 e ganhou especial gosto pela literatura ainda na pré-adolescência, altura em que começou a escrever poesia.

Tem poemas publicados com diversos pseudônimos no jornal “Mar Alto”, da Figueira da Foz, Portugal, “Folhas Verdes”, criada nos finais dos anos setenta do século XX, na cidade da Praia, e na revista “Arte & Letra”. Ainda jovem, foi um dos fundadores de “Folhas Verdes” que circulou no Arquipélago nos finais dos anos oitenta.

Escreveu o seu primeiro conto ainda quando aluno do ensino secundário, com o título “Lume no Alto Selarino”. Na ficção, estreou-se com a obra Hora Minguada, 2002, Ilha Imaculada em 2004 e “A Herança da Chaxiraxi”, 2012.

Fora da Literatura, Gualberto de Rosário foi Primeiro-ministro de Cabo Verde entre Julho de 2000 e Fevereiro de 2001 e desempenhou vários cargos de relevo em empresas privadas e públicas, dentro e fora do Governo.

PUB

PUB

PUB

To Top