PUB

Covid-19

UE ameaça AstraZeneca com proibição de exportação

A União Europeia (UE) voltou a ameaçar suspender as exportações da vacina AstraZeneca/Oxford, caso a Farmacêutica não respeitar o contrato de fornecimento.

A ameaça fez-se ouvir esta sexta-feira, pela voz de Úrsula von der Leyen, numa entrevista da presidente da Comissão Europeia aos órgãos de informação do “Funke Media Group”, da Alemanha, seu País-Natal.

“Temos a possibilidade de proibir exportações planeadas. Esta é a mensagem para a AstraZeneca: cumpram o contrato coma Europa antes de começarem a distribuir [a vacina] para outras países”, afirmou Von der Leyen, revelando que a Farmacêutica sueca, até agora, apenas forneceu 30 por cento (%) das doses de vacina prometidas para o primeiro trimestre de 2021.

O Plano de Imunização Europeu está, todavbia, a ser retomado, depois da revalidação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla original) da vacina da AstraZeneca/Oxford, após as suspensões decretadas em diversos Estados-Membros, devido a suspeitas de efeitos adversos graves em algumas pessoas inoculadas.

Portugal retoma a vacinação a 100%, com todas as vacinas já certificadas pela EMA e disponíveis (falta apenas a distribuição da vacina da Johnson & Johnson, prevista, o mais tardar, para Abril).

Esta sexta-feira, Itália foi um dos “27” a relançar o Plano de Imunização, novamente, com a vacina anglo-sueca.

O regresso italiano, a todo o gás, à vacinação acontece numa altura em que o País sofre um forte agravamento da pressão sobre os hospitais, com quase todo o País a “vermelho”, no Mapa da Epidemia e novo aperto das restrições nas regiões mais afectadas.

PUB

PUB

PUB

To Top