PUB

Covid-19

Pandemia: UE não conta com vacina russa

União Europeia (EU) descarta utilização da vacina russa. O comissário europeu do Mercado Interno considera que os 27 não têm necessidade da Sputnik V.

Thierry Breton está à frente do Grupo de Trabalho Europeu para as vacinas. Em entrevista à Televisão Pública Francesa – resgatada pelo portal pt.euronews.com -, apontou 14 de Julho como a data provável para se chegar à imunidade de grupo em todo o Continente Europeu.

O comissário desvaloriza os atrasos nas entregas das vacinas e espera distribuir entre 300 e 350 milhões de doses até Junho.

Na resposta, o fabricante da vacina Sputnik-V acusou Breton de ser “claramente tendencioso”, apenas por a vacina “ser russa”, ignorando que tem uma taxa de eficácia maior do que outras substâncias já aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento.

O Laboratório russo quer saber se a opinião do comissário corresponde à posição oficial da União Europeia e ameaça retirar o pedido de aprovação da substância.

A Agência Europeia de Medicamentos abriu um processo de revisão da Sputnik-V, no início deste mês.

Para já, só quatro vacinas estão autorizadas no espaço europeu. São as substâncias da Pfizer-BioNtech, Moderna, AstraZeneca e, mais recentemente, da Johnson & Johnson.

PUB

PUB

PUB

To Top