PUB

Saúde

Tuberculose: Estatísticas apontam uma média de 10 mortes por ano

A propósito do Dia Mundial do Combate à Tuberculose, que se assinala esta quarta-feira, 24, o Director Nacional da Saúde informa que as estatísticas de saúde apontam para uma média de 10 mortes por ano, devido à doença. Jorge Barreto explica que esse número se deve à melhoria das condições de vida das pessoas.

Conforme dados disponibilizados pela RCV, o número de casos de tuberculose, em 2019, está fixado em 214 como total nacional e os dados ainda provisórios referentes ao ano passado indicam uma ligeira redução para 208 casos.

Segundo o Diretor Nacional da Saúde a situação melhorou nos últimos anos por causa da melhoria de condições de vida e de habitação dos cabo-verdianos, reduzindo assim a probabilidade de terem tuberculose.

“Também associado a isto houve melhoria das condições de diagnóstico e também da disponibilidade permanente de medicamentos para se fazer o tratamento. Como se sabe a Tuberculose é uma doença tratável e curável, portanto não havendo ruptura de estoque da medicação para o tratamento desta doença é algo muito bom e que permite que as pessoas tenham acesso a esta possibilidade de fazer o tratamento e ficarem curados, e assim reduzir a propagação da doença”.

O Dia Mundial da Tuberculose lembra o anúncio da descoberta da sua causa a 24 de março de 1882. Tosses com expectoração, cansaço, alguma febre ao final do dia, suor à noite, emagrecimento, são alguns dos sintomas da tuberculose, que pode ser prevenida pela vacina BCG.

Apesar de grave e mortal, o tratamento correto garante a cura ao paciente.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top