PUB

Covid-19

EUA: AstraZeneca baixa eficácia da vacina para 76%

A Farmacêutica AstraZeneca baixou a eficácia da sua vacina contra a COVID-19,  de 79 por cento (%) para 76%, depois de um Estudo actualizado dos Estados Unidos da América (EUA).

Os novos dados, muito semelhantes aos resultados originais – remarca o portal jn.pt -, indicaram também 85% de eficácia contra casos sintomáticos de COVBID-19 entre pessoas com mais de 65 anos e 100% de eficácia contra casos graves da doença ou hospitalizações.

O Estudo envolveu 32 mil 449 voluntários nos EUA, no Chile e no Perú, que receberam duas doses da vacina AstraZeneca ou um placebo.

“A análise principal é consistente com a análise intercalar publicada anteriormente e confirma que a vacina covid-19 é altamente eficaz em adultos, incluindo aqueles com 65 anos de idade ou mais”, declarou o vice-presidente-executivo da AstraZeneca, Mene Pangalos.

No mesmo Comunicado, o responsável reiterou, também, que a Empresa vai pedir às autoridades Norte-Americanas Autorização de Emergência para distribuir a vacina nos Estados Unidos.

Na segunda-feira, a AstraZeneca anunciou que a vacina tinha uma eficácia de 79%, o que a Casa Branca considerou encorajador.

Contudo, um Painel Independente de Peritos, que aconselham a Administração do Presidente Norte-Americano, Joe Biden, manifestou a preocupação de que os dados utilizados para o Estudo possam estar desactualizados.

Assim, o Instituto de Alergias e Doenças Infecciosas Norte-Americano (NIAID, na sigla em Inglês), dirigido pelo médico Anthony Fauci, pediu à AstraZeneca para trabalhar com o Painel de Peritos e “rever os dados de eficácia e assegurar que números de eficácia mais exactos e actualizados sejam tornados públicos, o mais rapidamente possível”.

Na semana passada, países europeus como Alemanha, França, Itália e Espanha suspenderam o uso da vacina AstraZeneca, durante alguns dias, após terem sido detectados tromboses em algumas pessoas que a tinham recebido.

Os Estados Unidos compraram 300 milhões de doses da vacina AstraZeneca, embora ainda não tenham autorizado a utilização. Com as doses compradas à Pfizer, Moderna e Johnson and Johnson, tem o suficiente para toda a população.

No entanto, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, confirmou, na segunda-feira, que se os Reguladores Norte-Americanos derem luz verde ao uso da AstraZeneca, essa vacina será “incorporada no processo de distribuição” juntamente com as já aprovadas.

O Governo Norte-Americano tem dezenas de milhões de doses de AstraZeneca em armazém, à espera de autorização.

Na semana passada, os EUA aprovaram a partilha de 2,5 milhões de doses com o México e de 1,5 milhões com o Canadá.

PUB

PUB

PUB

To Top