PUB

Mundo

Alterações Climáticas: Biden convida Presidentes da Rússia e da China para Cimeira

O Presidente  dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, convidou os seus homólogos da Rússia, Vladimir Putin, e China, Xi Jinping, respectivamente, para uma Cimeira no próximo mês, sobre as Alterações Climáticas.

Responsáveis da Administração Biden  – avança jn.pt , disseram que 40 líderes de todo o Mundo serão convidados para a Cimeira de 22 e 23 de Abril, que decorrerá por vídeo-conferência, totalmente aberta ao público.

A Administração Biden está a fazer coincidir o Fórum com o anúncio de novas políticas para cortar as emissões de carvão, gás natural e petróleo.

O evento visa retomar a promoção pelos     EUA de cimeiras sobre Alterações Climáticas, realizadas entre os mandatos dos ex-Presidentes George W. Bush e Barack Obama, mas que o antecessor de Biden, Donald Trump, não convocou durante o seu mandato de quatro anos.

Os fóruns sobre Alterações Climáticas, promovidos durante a Administração Obama, são considerados chave para o início do Acordo de Paris, que definiram metas específicas para reduzir emissões de combustíveis fósseis.

Donald Trump renunciou Ao Acordo de Paris, mas s Biden, numa das suas primeiras decisões enquanto Presidente, assinou, em Janeiro, uma Ordem Executiva para recolocar os Estados Unidos entre os países aderentes.

A lista de convidados para o Fórum de Abril, inclui, também, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, cuja Política em relação a fóruns internacionais sobre Ambiente manteve-se alinhada com a de Trump, até ao fim do mandato deste.

Para Novembro, estão agendadas conversações, a nível da Onu (Organização das Nações Unidas), em Glasgow (na Escócia), sobre as Alterações Climáticas.

Enquanto candidato, Biden prometeu investir dois biliões de dólares (1,7 biliões de euros), para reduzir a zero as emissões nos Estados Unidos, até 2050.

PUB

PUB

PUB

To Top