PUB

Santiago

Faleceu Leão Carvalho, conhecido como o “pai” das áreas protegidas

Manuel Leão Silva de Carvalho, mais conhecido por Leão Carvalho, faleceu esta terça-feira, 30 de Março, na cidade da Praia. O malogrado era uma figura muito conhecida especialmente pelos amantes do meio ambiente, área na qual fez carreira, tendo, inclusive, ficado conhecido como o “pai” das áreas protegidas.

A notícia foi avançada na rede social Facebook por conhecidos e familiares, que lamentam o falecimento físico daquele que foi secretário executivo para o ambiente, diretor-geral e assessor de um dos ministros da mesma tutela, durante a sua carreira.

Na sua página pessoal do Facebook, o deputado Moisés Borges lamentou a notícia, se referindo ao engenheiro Leão Carvalho como “um dos quadros mais competentes de Cabo Verde no domínio do Ambiente”.

“Perdemos um companheiro de mil jornadas. O Eng. Leão, para além de ser um técnico altamente qualificado, era uma pessoa de alma boa e com um sentido de humor contagiante”, recordou.

“Pai” das áreas protegidas 

Leao Carvalho é também recordado como “o pai das áreas protegidas” de Cabo Verde e da conservação da biodiversidade, “pelo papel preponderante na criação dos instrumentos de gestão das principais áreas protegidas” do país.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava e antigo delegado do Ministério da Agricultura, José Martins, também mostrou-se consternado com a notícia.

“É com enorme tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo e colega do Ministério da Agricultura, o Engenheiro Manuel Leão Carvalho. Pessoa de fino trato, altamente competente, muito humilde e com um sentido de humor jamais visto”, declarou.

Ao que consta, apesar de aposentado, Leao Carvalho continuava a dar o seu contributo para o país através da consultoria ambiental.

PUB

PUB

PUB

To Top