PUB

Cultura

CVMA 2021 vai premiar apenas os trabalhos divulgados em 2020 – os 2019 ficam de fora

A X edição dos Cabo Verde Music Award (CVMA), sob o lema “Uma década a premiar a nossa música”, vai premiar apenas os trabalhos divulgados em 2020, excluindo assim os de 2019, que devido à pandemia da covid-19, não tiveram oportunidade de serem galardoados no ano passado.

A informação é da presidente dos CVMA, Dilza Soulé, citada pela Inforpress.

Na apresentação do novo regulamento dos CVMA e do corpo de júri, Dilza Soulé, avançou que irão seleccionar os trabalhos em concurso, todos os trabalhos lançados e divulgados de 01 de Janeiro de 2020 até 31 de Dezembro de 2020. “2020 foi um ano atípico para todos. Não foi possível realizar a gala, mas a música não parou, muitas músicas foram feitas (…) e lançadas. Agora, estamos em 2021 e graças a Deus parece que vamos conseguir realizar a gala, mas não conseguimos levar dois anos a concurso e, infelizmente, 2019 fica sem premiação”, justificou.

Em relação ao regulamento, explicou que um dos aspectos que mudou é que a partir de agora o público passa a escolher os três jurados que vão integrar os restantes oito já seleccionados pela organização.

A lista dos candidatos  a jurados já se encontra no site e a votação decorre até 25 de Abril, através o site www.cvma.cv, informou.

Dentre outras mudanças, os gêneros, nomeadamente, a morna, o funaná e a coladeira foram excluídos da categoria de melhor música tradicional com a justificação de que esses ritmos já têm uma categoria específica e que não faz sentido integrá-los na categoria tradicional. “Na categoria de melhor música tradicional vão entrar as outras músicas que são nossas e que não temos uma categoria específica para elas como batuco, Colá San Djon, mazuka “, esclareceu.

Sobre o orçamento, Dilza Soulé avançou que precisam de um orçamento entre 12 a 14 milhões de escudos para a realização de uma gala “como desejado”, valor este que ainda não conseguiram.

“A nossa rubrica de maior peso são as viagens internacionais (…) e praticamente a maioria dos nossos artistas estão fora e trazê-los para a gala, isso tem um custo elevadíssimo. Para este ano, ainda não temos salvaguardada todas as condições para realizar, mas vamos fazer a gala de acordo com o financiamento que tivermos” especificou.

A organização ainda não definiu a data para a realização da gala de premiação, mas por agora descartam o habitual mês de Maio. O presidente do júri deste ano será Osvaldo Moura, conhecido por Dj Vavá.

De realçar que o projecto Cabo Verde Music Awards (CVMA)  partiu do promotor e músico cabo-verdiano Gylito Semedo, apoiado por Zito Sequeira e Soraia Deus, em toda a pmoção e produção da Gala, entre outros parceiros.

Desde 2018 (a última gala realizada), as galas passaram a ter à frente da produção Dilza Soule.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top