PUB

Brava

Legislativas: António Monteiro vai averiguar o que se passa com candidatura da UCID na Brava

O presidente União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, disse, na sexta-feira (2), que vai averiguar o que se passa com a candidatura da UCID na Brava, até este momento ausente da campanha eleitoral. 

O presidente da UCID revelou-se algo surpreso pelo facto de não se conseguir informações sobre as acções de campanha da candidatura da UCID pelo círculo eleitoral da Brava às eleições legislativas do dia 18, mas disse que vai tomar conhecimento do que se passa.

“Devo dizer que sou apanhado de surpresa. Não conhecia essa situação mas vou imediatamente ligar ao cabeça-de-lista que também é o membro da comissão política do partido para saber exactamente do que se trata”, reagiu António Monteiro, em declarações à Agência Cabo-verdiana de Notícias.

Segundo Monteiro, a UCID quer que as pessoas tenham todas as informações em todos os círculos eleitorais, “e Brava não foge à regra”, porque é “um círculo importante” para o partido.

A candidatura da UCID pelo círculo eleitoral da Brava é liderada por Nelson Gomes, seguido de  Eloisa Miranda, Nelson Eurico, Miriam Dias, José Alexandre e Domingos Coelho, que é o mandatário.

Desde quinta-feira à tarde a UCID suspendeu todas as acções de campanha, decisão que segundo Monteiro, advém do facto do partido ser cristão e em sinal de respeito às religiões e ao povo cabo-verdiano.

“É uma data que representa muito para o nosso povo, para a nossa tradição e como é óbvio, nós não poderíamos estar indiferentes e tínhamos que estar mesmo solidários e meditando um pouco sobre o que significa o dia de ontem, o dia de hoje, o dia domingo, se assim deus quiser, que é o dia da páscoa, o dia da ressurreição de Cristo”, disse.

O candidato à primeiro-ministro mostrou-se igualmente preocupado com a situação da pandemia no país e o não cumprimento das regras sanitárias por parte dos dois maiores partidos e deixa claro que a UCID, na sequência da declaração solene feita no parlamento na semana passada, irá respeitar todas as imposições das autoridades sanitárias.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

C/ Inforpress e TCV

PUB

PUB

PUB

To Top