PUB

Círculo Fogo

Legislativas: Janira no Fogo para apresentação das listas e reconquista do bastião tambarina

A presidente do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, chegou ontem à ilha do Fogo, nesta que é a primeira visita a este círculo eleitoral da campanha oficial. Além de contatos para reforçar a fidelização dos eleitores tambarinas e conquistar novos, Janira vai fazer a apresentação pública da lista de candidatos a deputados do partido para a ilha do vulcão.

Depois de ter sido recebida por Nuias Silva, Eva Ortet e Luís Pires, e por vários militantes, de forma calorosa, ontem à tarde à sua chegada à ilha, a líder do PAICV e candidata a primeira-ministra, inicia este sábado a sua agenda com contatos logo de manhã, com a população de São Filipe, com uma visita ao Mercado Municipal.

À tarde, já em Mosteiros, preside o acto oficial de lançamento da campanha eleitoral, com a apresentação da lista naquele município gerido por Fábio Vieira.

Ainda hoje, depois de Mosteiros, segue para Santa Catarina e, depois, já ao início da noite para São Filipe, para apresentação das respectivas listas.

Ontem, no Fogo, citada pela TCV Janira disse estar confiante que os eleitores vão saber fazer as contas das promessas feitas pelo Governo.

O aeroporto internacional não saiu do papel durante estes cinco anos, mas também constatamos que a segunda fase do anel rodoviário que foi prometido também não saiu do papel (…) também em Mosteiros constatamos que o cais de pesca que foi prometido não saiu do papel”.

A mesma lembrou ainda que os “principais compromissos” assumidos por Ulisses Correia e Silva, e a sua governação, em relação a Chã das Caldeiras, não foram cumpridos.

“Não há escola edificada de raiz, nem adega definitiva, o problema de água, contrariamente ao que eles dizem, não foi resolvido, mas sobretudo, o novo assentamento prometido foi absolutamente esquecido”.

À semelhança do que aconteceu nas autárquicas, em São Filipe, a líder do PAICV espera repetir a vitória nas urnas nas legislativas naquele município.

Caso seja eleita, promete levar o Ensino Superior a todas as ilhas, incluindo Fogo.

“Foi preciso o PAICV ganhar as eleições autárquicas para Dr. Nuias Silva iniciou o seu trabalho para trazer o ensino superior para o Fogo. E, evidentemente, se merecermos a confiança dos cabo-verdianos, para governar, vamos investir fortemente para levar o ensino superior a todas as ilhas e municípios, fazendo de tecnologias de comunicação e informação uma oportunidade para o futuro. Já disse claramente que, para nós, a economia do conhecimento é um sector estratégico, a aposta na inovação é fundamental”.

Na ilha do Fogo está em causa a colocação de 5 deputados para a Assembleia Nacional.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no país e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três na diáspora), e PSD em quatro (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

PUB

PUB

PUB

To Top