PUB

Círculo Sal

Legislativas: Janira quer transformar hospital do Sal num “grande hospital Regional”

Janira Hopffer Almada disse ontem no Sal que, se merecer a confiança dos cabo-verdianos, vai trabalhar para transformar o hospital do Sal num “grande hospital regional” com todas as especialidades, com capacidade de resposta à população, garantindo a autonomia do Centro de Saúde de Santa Maria, a requalificação do centro de saúde de Preguiça e a construção do centro de saúde da Palmeira.

De visita aquela ilha, a líder do PAICV diz que se for eleita, no próximo dia 18, vai apostar num sistema de financiamento para promover a renovação da frota pesqueira do arquipélago, tendo em vista o aumento da capacidade de captura, conservação e transformação.

A líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, avançou com esta medida da sua plataforma, durante o comício de apresentação da lista dos candidatos do círculo eleitoral do Sal, que aconteceu este Domingo,4, no polivalente da cidade turística de Santa Maria.

Janira apelou à confiança dos cabo-verdianos para que a ilha do Sal passe a ter dois centros de conservação e transformação de pescado, na Palmeira, e em Santa Maria.

“Cabo Verde tem um potencial de captura de pescado na ordem das 40 mil toneladas por ano, mas o país consegue apenas oito mil toneladas. Podemos fazer mais e melhor com um governo de visão, estratégica e vontade política e definição de prioridades”, explicou, citada pela Inforpress.

Recebida por uma grande moldura humana, ainda que com respeito pelas medidas de distanciamento e uso da máscara imposta por causa da pandemia da covid-19, Janira voltou a reiterar aquilo que vem dizendo pelas ilhas onde tem passado, que, se for eleita, vai priorizar a vacinação de 70% da população cabo-verdiana até Outubro, para salvar a época alta do turismo e, consequentemente, o emprego e rendimento das famílias.

A mesma avançou ainda que o PAICV está focado num novo turismo, mais sustentável, competitivo e, sobretudo, com mais impacto na vida dos cabo-verdianos, incluindo o turismo de cruzeiro, pelo que, considerou ser fundamental modernizar o porto de Palmeira e “políticas de solo e habitações transparentes” para que os trabalhadores vivam com dignidade.

Na maior ilha turística do país, Janira voltou a criticar o executivo pela “desgovernação no sector dos transportes aéreos e marítimos”, pelo que prometeu trabalhar para resgatar a companhia de bandeira cabo-verdiana, a retoma de voos domésticos  inter-ilhas com viagens de baixo custo e, ao mesmo tempo, avançar com um processo de autorização especial de residência, visando a integração regional.

Janira Hopffer Almada dedica a manhã desta segunda-feira,5, a contactos com o eleitorado de Chã de Matias, levando o projecto “Cabo Verde para todos”. À tarde regressa a Santiago.

Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top