PUB

Diáspora

Neuza de Pina cria marca “Flor di Bila” para apoiar mulheres jovens 

 

A artista cabo-verdiana, residente nos Estados Unidos, Neuza de Pina criou recentemente a marca de roupas e acessórios “Flor di Bila” para dar novas oportunidades às jovens cabo-verdianas que perderam a oportunidade de continuar os estudos por falta de condições financeiras ou meninas que foram mães muito cedo e que tiveram que  interromper os estudos para cuidar dos filhos.

Em uma entrevista ao A NAÇÃO online, Neuza de Pina explicou que a ideia de criar uma marca “pensando nas mulheres em todos os sentidos” surgiu da sua paixão por este “ser especial – a mulher”.

Olhando ainda para o desemprego em Cabo Verde, a artista, natural da ilha do Fogo, achou por bem ajudar as mulheres a conseguirem mais chances de entrar no mercado de trabalho e dar-lhes oportunidades para uma independência financeira.

Assim nasceu “Flor di Bila”, uma marca de acessórios desde canecas, t-shirts, casacos, máscaras, conjunto para ginástica, entre outros produtos que, depois de vendidos, o lucro serve para apostar na formação das jovens cabo-verdianas que não tiveram a oportunidade de dar continuidade aos estudos para garantir um futuro promissor.

“Temos produtos disponíveis na página do Facebook ‘Flor di Bila’ e enviamos conforme o pedido. Por agora é uma marca de produtos só para mulheres”, explicou Neuza de Pina realçando que nesta primeira fase, seis jovens já estão a formar-se em Cabo Verde, três na Praia e três na ilha do Fogo.

Com este projecto a jovem artista pretende levar a formação diversas às meninas de todas as ribeiras e cutelos de Cabo Verde, sobretudo as mais vulneráveis.

 “Queremos chegar às que mais necessitam, sobretudo jovens que foram mães muito cedo e que perderam as chances de continuar os estudos. Queremos dar-lhes novas chances para integrarem o mercado de trabalho e, mais do que isso, oportunidade para criarem seus próprios negócios”, diz a artista sublinhando que terão esta oportunidade aquelas que por meio das dificuldades mostrarem força de vontade para mudar o rumo das suas vidas.

Estender a mais ilhas

Nesta fase inicial, estão a ser contempladas as jovens da cidade da Praia e da ilha do Fogo. 

“Acredito que por todo Cabo Verde temos jovens que já terminaram o liceu e que por muitos motivos não conseguiram dar o próximo passo. São meninas inteligentes que só precisam de oportunidade para melhorarem as suas vidas, serem menos independentes dos seus pais ou companheiros. Por isso ‘Flor di Bila’ vai alargar-se cada vez mais para chegar a todas elas”, garante.

Tendo em conta a pandemia, Neuza de Pina diz que as coisas têm sido um pouco mais difíceis, mas que daqui até final do ano vai conseguir formar cerca de 20 jovens.

Paralela à sua carreira artística na música, Neuza de Pina é mãe, esposa e estudante universitária de Justiça Criminal na vertente “Comportamento Humano”. 

Isto, além de dirigir a associação de órfãos. Questionada sobre como consegue lidar com tudo isso, a cantora responde: “O tempo parece pouco para tanta coisa. Mas quando a vontade é muita o tempo chega. É assim que eu quero que as minhas meninas em formação pensem…que quando queremos, conseguimos”, termina.

PUB

PUB

PUB

To Top