PUB

Covid-19

Ministro da Saúde admite que as “arruadas” contribuem para o aumento de casos

O aumento de casos de covid-19, registado no país, desde finais de Fevereiro, está a criar pressão sobre o Sistema Nacional de Saúde, avançou esta quinta-feira, 15, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

Arlindo do Rosário apontou o aumento de casos sintomáticos, ao contrário do que acontecia antes em que a maioria dos casos não apresentavam sintomas, o que acaba por criar pressão sobre os serviços e sobre o Sistema Nacional de Saúde.

O ministro disse estar “preocupado” com o número de casos sintomáticos e com os casos que estão a evoluir para situações mais críticas e que podem pôr em causa o Sistema Nacional de Saúde.

Arlindo do Rosário afirmou ainda que a campanha de vacinação está a decorrer a  bom ritmo e descartou, para já, a declaração do estado de emergência.

Segundo disse, as medidas contidas no estado contingência, em vigor, se forem devidamente aplicadas serão suficientes para manter a situação controlada.

O governante identifica várias razões para o aumento de casos de covid-19, entre as quais o facto de as pessoas não estarem a seguir as orientações das autoridades sanitárias.

“O uso de máscaras tem sido cada vez menor, as festas particulares continuam acontecendo, discotecas, pub’s, ou seja, várias situações onde há a possibilidade de haver aglomerações”, enumerou, não deixando de fora as campanhas eleitorais, sobretudo, as ‘arruadas’, que, conforme disse, “também têm contribuído para o aumento de casos”.

O ministro apelou “à consciência cidadã, à responsabilidade de todos os cabo-verdianos” durante o acto eleitoral de 18 de Abril, já que, no seu entender, “é possível realizar esse acto importante sem comprometer a saúde dos cabo-verdianos”.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top