PUB

Círculo Santiago Sul

Legislativas: Janira Hopffer Almada já votou e à saída expôs preocupações eleitorais 

A candidata a primeira-ministra pelo PAICV, Janira Hopffer Almada, votou pouco depois das 11 horas, no campus do Palmarejo, da Uni-CV. À saída, apelou ao exercício do direito de voto, sem deixar de mostrar preocupações face a infrações do Código Eleitoral.

A líder do PAICV espera que não haja “nenhum tipo de condicionamento” no processo de voto, para que ”haja um boa participação no processo eleitoral” fundamental em Estado de Direito Democrático.

“Nós esperamos que todos os cidadãos, os eleitores, possam se apresentar às urnas, participar da escolha e exercer seu direito de voto e cumprir o seu direito cívico “, apelou.

Janira Almada expôs erros em alguns cadernos eleitorais e também aquilo que considera infração à lei no dia de reflexão.

“Temos algumas preocupações, nomeadamente, o facto de ontem se ter estado ainda a fazer campanha, enviando mensagens  por telemóvel, o que substancia uma grave violação do Código Eleitoral”, avança Almada que destaca que o ato evidencia “desigualdade” numa luta “que se quer igual entre todos”. 

“Também tivemos conhecimento de alguns cadernos, nomeadamente aqui na Praia, que foram impressos de forma incompleta, já pudemos manifestar a nossa preocupação na CNE”, continua.

Janira aproveitou para esclarecer, também, o facto de alguns boletins de votos estarem assinalados com um ponto vermelho à frente do símbolo do PAICV.

“Há, também, boletins de voto em algumas mesas com uma sinalização à frente do símbolo do PAICV.  Deixamos o nosso alerta público para que de facto não haja nada que possa influenciar o processo eleitoral “, conclui. 

Nas legislativas de hoje serão eleitos 72 deputados, para a Casa Parlamentar, em 13 círculos eleitorais, sendo 10 no país e três na diáspora.

Santiago Sul, com 19 mandatos, Santiago Norte, com 14, e São Vicente, com 10 deputados, são os maiores círculos eleitorais do país. Santo Antão elege seis deputados, Fogo cinco e Sal elege quatro deputados.

Já Brava, Maio, Boa Vista, São Nicolau e os três círculos eleitorais da diáspora elegem dois deputados, cada.  

O MpD, PAICV e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três da diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

Ricénio Lima

PUB

PUB

PUB

To Top