PUB

Círculo Santiago Sul

Legislativas/Praia: Palmarejo com atrasos e pessoas com dificuldade em encontrarem suas mesas de voto 

Atrasos, pessoas em filas e com dificuldades em encontrar o seu local de voto, foi o cenário constatado pelo A Nação Online, numa primeira ronda matinal pelas assembleias de voto do bairro do Palmarejo, na cidade da Praia.

Na Escola Secundária Abílio Duarte, que possui sete mesas de voto, começou por haver uma pequena confusão na mesa PR-BI-06, devido à contagem dos boletins de votos com a porta fechada. 

Conforme constatamos, a delegada do círculo do PAICV pediu aos constituintes da mesa para que abrissem a porta e esses recusaram-se, o que originou uma pequena picardia que acabou por ficar resolvida minutos depois, culminando com o normal funcionamento da mesa.

Fora isso, os vários atrasos constatados nas assembleias de voto da escola secundária Abílio Duarte, da Universidade de Cabo Verde e da escola primária 13 de Janeiro, devem-se essencialmente à demora da contagem dos boletins de votos, como já noticiamos.

Salvo os atrasos, que desagradaram a alguns eleitores, e o que acabou por promover alguma aglomeração, no bairro do Palmarejo, o processo eleitoral está a decorrer sem grandes sobressaltos. 

A afluência de pessoas ainda é fraca, mas as regras sanitárias estão sendo cumpridas, havendo disponibilização de álcool gel. Todas as pessoas estão a usar máscaras, dentro das assembleias de voto.

Nas legislativas de hoje serão eleitos 72 deputados para a Casa Parlamentar, em 13 círculos eleitorais, sendo 10 no país e três na diáspora.

Santiago Sul, com 19 mandatos, Santiago Norte, com 14, e São Vicente, com 10 deputados, são os maiores círculos eleitorais do país. Santo Antão elege seis deputados, Fogo cinco e Sal elege quatro deputados.

Já Brava, Maio, Boa Vista, São Nicolau e os três círculos eleitorais da diáspora elegem dois deputados, cada. 

O MpD, PAICV e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três da diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

PUB

PUB

PUB

To Top