PUB

Mundo

Ao Largo de Bali: EUA ajudam Indonésia a procurar submarino com 53 ocupantes

Os Estados Unidos da América (EUA)  juntam-se às buscas para encontrar o submarino KRI Nanggala-402, que desapareceu ao largo de Bali, na Indonésia, com 53 ocupantes a bordo.

É uma contagem decrescente, até deixar de haver oxigénio no interior do submarino indonésio. Este caso traz à memória, o submarino russo, Kursk.

“Só temos até às três horas de amanhã [sábado, 18 horas desta sexta-feira, 23, em Cabo Verde]. Por isso, estamos a utilizar todos os esforços de que dispomos hoje”, indicou o porta-voz militar Achmad Riad, citado por jn.pt, acrescentando: “Esperemos que haja algo positivo”.

A Indonésia indicou, na quinta-feira à noite, ter detectado sinais de um objecto, a uma profundidade de entre 50 e cem metros, e mobilizou para o local navios com equipamentos de sonar, para perceber se será o submarino KRI Nanggala-402.

Seis navios de guerra, um helicóptero e perto de 400 pessoas estão a participar nas buscas, às quais se junta, esta sexta-feira, o apoio dos EUA, com o envio de assistência aero-transportada.

Estamos “profundamente tristes” com o sucedido, declarou John Kirby, porta-voz do Pentágono. “A pedido do Governo da Indonésia, estamos a enviar activos aero-transportados, para assistir na busca pelo submarino desaparecido”, declarou.

Singapura e Malásia já enviaram navios para a área e a Austrália, França e Alemanha também ofereceram assistência.

É uma contagem decrescente para encontrar o submarino, com o qual se perdeu o contacto a partir das três horas de quarta-feira (18 horas de terça-feira, 20, em Cabo Verde), no final de exercícios ao Largo de Bali.

Foi detetada uma fuga de óleo na zona onde o submarino terá submergido o que aponta para um eventual dano no tanque de combustível.

Este caso traz à memória o drama do submarino russo Kursk. A 12 de agosto de 2000, o submarino nuclear Kursk afundou-se no Mar de Barents, após a explosão de um torpedo, com 118 homens a bordo. A 21 de Agosto, houve a confirmação de que o interior estava inundado e todos os marinheiros mortos.

Em 2017, o submarino militar San Juan, da Argentina, desapareceu no Atlântico, com 44 tripulantes. Só foi encontrado um ano depois…sem vivalma.

PUB

PUB

PUB

To Top