PUB

Política

Jorge Carlos Fonseca destaca papel do professor na construção dum país livre, justo e competitivo

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, destacou, esta sexta-feira (23) a importância da profissão do professor no país e formulou votos para “um ensino de qualidade e exigência crescentes, enquanto base de um desenvolvimento autêntico para um país livre, competitivo e justo”.

O chefe de Estado falava esta sexta-feira, 23, numa mensagem alusiva ao “Dia do professor cabo-verdiano, que se celebra anualmente a 23 de Abril.

“Fazemos votos para que essa importância seja cada vez mais reforçada e alargada num mundo que clama, cada vez mais, pela passagem de valores, de princípios e de um ensino que mantenha o espírito das humanidades, que são a base para a formação do caráter e do espírito livre”, escreve a Inforpress, citando Jorge Carlos Fonseca.

Segundo a mesma fonte, nesta sua mensagem, o chefe de estado Jorge Carlos Fonseca assinalou o “empenho e a dedicação” e destacou “o meritório e valioso trabalho que toda a classe abraçou e vem desenvolvendo neste ano de pandemia, que trocou rotinas e hábitos estabelecidos na nossa sociedade”.

“Nunca a sua profissão foi tão importante como agora, nunca dependemos tanto desta classe de homens e mulheres como neste último ano, nunca as nossas crianças mereceram tanto a sua atenção e cuidados como actualmente”, lê-se na missiva do Chefe de Estado, que enalte a forma como as escolas mobilizaram o seu corpo docente e funcionários na busca das melhores soluções.

O mais alto magistrado da Nação recorreu ao passado para recordar que após a independência nacional “o país pôde contar com a experiência de dezenas, centenas de professores, que garantiram o arranque de Cabo Verde como Estado soberano”, formação dos primeiros alunos, lançando as bases para um ensino voltado para os novos desafios.

“Novos professores, entretanto, foram formados à medida que as escolas eram construídas em todas as ilhas e o ensino se democratizava e se expandia em todos os concelhos e localidades. Já neste século XXI dobramos a meta do ensino superior e garantimos aos nossos jovens uma opção nacional e mais tangível”, realçou.

“Neste ano em que atravessamos uma tormenta sanitária mundial, venho expressando a minha solidariedade e reconhecimento às várias organizações e classes profissionais da sociedade cabo-verdiana – em especial àqueles que estão na linha da frente –, pelo esforço que todos, na sua área específica, desenvolvem para que Cabo Verde consiga sair o mais rapidamente possível e com o mínimo de danos, desta pandemia da covid-19.

Manifestou o seu “apreço especial a esta classe que a todos ensina”, de políticos aos engenheiros, advogados, aos médicos, enfermeiros, técnicos variados, aos balconistas, funcionários, mecânicos, eletricistas, motoristas… que descobriram a magia do conhecimento na voz de um professor ou de uma professora.

“Sabemos como nas sociedades mais evoluídas do mundo actual, o professor tem um lugar de destaque, quer nas condições de trabalho, mas sobretudo na remuneração. Já tal acontecia na Antiguidade, reservando-se-lhe uma palma de prestígio e reconhecimento”, frisou.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top