PUB

Educação

SIPROFIS pede que os professores sejam “prioritários” na vacinação

“Unir as vozes pela valorização da classe docente” é o lema escolhido para comemorar o dia do professor cabo-verdiano, que este ano se assinala em cenário de pandemia. E neste sentido que o Sindicato dos Professores de Santiago (SIPROFIS) pede medidas de valorização da classe, bem como a sua inclusão nas prioridades de vacinação.

“A nosso ver, os professores, à semelhança das entidades de saúde, proteção civil, autoridades policiais e militares, demonstraram e estão demonstrando que são extraordinários, verdadeiros heróis no combate à covid-19, e no combate para que a educação não pare no país, apesar de sucessivas medidas de confinamento decretadas pelas autoridades competentes”, sublinhou o sindicato, em nota enviada à imprensa.

Por este motivo, defende a representação sindical, é legítimo os professores exigirem mais respeito, reconhecimento e valorização, acrescentando que “a valorização dos professores é o caminho certo para o futuro da educação”.  

O SIPROFIS congratula-se com algumas medidas tomadas pelo então Ministro da Educação, para resolução das pendências/dívidas acumuladas e espera que medidas do tipo tenham continuidade, de modo a abranger todos, incluindo professores na reforma.

Ao Governo da próxima legislatura, o sindicato propõe uma série de medidas, tais como uma nova grelha salarial, promoção automática de todos os professores que já ultrapassaram o tempo para o efeito e melhoria na carreira de mestres e doutores.

O mesmo pede ainda que seja revista a lei para a reforma dos professores, que seja valorizada a carreira de monitores do pré-escolar e melhorada a carreira e vínculo dos professores do ensino superior.

PUB

PUB

PUB

To Top