PUB

Mundo

Revolução dos Cravos em Portugal: PR quer que se tirem lições do passado colonial

O Presidente da República (PR) de Portugal,. defendeu, nesta manhã de domingo, que é preciso assumir o passado, pelo que de bom e de mau teve. Foi assim que Marcelo Rebelo de Sousa trouxe o Colonialismo para as cerimónias do 25 de Abril.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou – citado pelo portal jn.pt -, na Sessão Solene do 25 de Abril, que é preciso tirar todas as lições do passado. O PR referia-se, em particular, ao Colonialismo e às “injustiças”, que ainda recaem sobre os ex-combatentes.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que, ao revisitar a História, não se pode passar de um “culto acrítico de glorificação do Império Português à demolição também acrítica de tudo a que ele diz respeito”.

Afirmando a necessidade de olhar o passado com os olhos do colonizado, em vez dos do colonizador, o Presidente admitiu que “revisitar” o passado é algo muito complexo para os portugueses com mais de 50 anos, que conheceram o Império Colonial Português, e que têm dele uma mistura de recordações. E pediu que se tirem todas as lições possíveis do passado, mesmo o que de bom e mau teve.

“Nada como o 25 de Abril para repensar o nosso passado. É prioritário estudar o passado e nele dissecar tudo o que houve de bom e de mau”, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa, pedindo que essa análise do passado seja feita sem “auto-justificações” e sem “auto-flagelações”.

Além disso, para o PR, esse olhar sobre o passado não deve ser usado para “campanhas e tacticismos”.
Já ao colocar os olhos postos no presente, o Chefe de Estado disse que é preciso “assumir a Justiça por fazer” e “retirar lições sem temores nem complexos”. “Não há, nunca houve, um Portugal perfeito nem condenado. Há um só Portugal, que amamos, para além dos claros e escuros. Viva o 25 de Abril, viva Portugal!”, concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.
Num discurso de 20 minutos, o PRF passou ao lado de temas da actualidade e que marcaram a Sessão Solene do 25 de Abril, como o combate à corrupção e ao enriquecimento ilícito.

Depois, à saída da Assembleia da República (Parlamento), Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido com assobios, vindo de uma manifestação marcada através das redes sociais, obrigando, inclusivamente, à intervenção das Forças Policiais, no momento em que um manifestante tentou subir a escadaria do Parlamento.

Lembrete

A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, refere-se a um evento da História de Portugal, resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de Abril de 1974,  que depôs o Regime ditatorial do Estado Novo.

Em decorrência disso, começou-se um processo, que desembocaria, entre outras, com as independências das ex-Colónias portuguesas em África, a saber: Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

PUB

PUB

PUB

To Top