PUB

Covid-19

IGT pretende criar sistemas resilientes de segurança para fazer face à propagação da covid-19

A Inspeção Geral do Trabalho (IGT) quer criar e investir em sistemas resilientes de segurança e saúde no trabalho, para mitigar e prevenir a propagação da covid-19 no local de trabalho. Hoje assinala-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Este ano, a data é celebrada sob o lema “Antecipar, preparar e responder a crises – Investir agora em sistemas resilientes de segurança e saúde do trabalho”.

É nesse contexto que o Inspetor-Geral do Trabalho, Anildo Fortes, defende uma maior aposta na prevenção para garantir a segurança e saúde no trabalho, destacando as ações da instituição na fiscalização do cumprimento das medidas preventivas por parte das entidades empregadoras.

“O país enfrenta um desafio enorme, tendo em conta o contexto da pandemia. A covid-19 é uma luta que exige o engajamento de todos e a realização das ações de fiscalização, de forma a se garantir o cumprimento das normas e regras sanitárias por parte da população”, disse.

Anildo Fortes avança que vão continuar com as ações de fiscalização e aplicação de sanções repressivas com o objetivo de ter um ambiente de trabalho cada vez mais seguro.

“Temos actuado como sempre actuamos, realizando as ações normais, nas ilhas onde temos inspetores presentes, mas também com deslocações às outras ilhas, onde não temos”, afirmou.

O Inspetor-Geral do Trabalho apela ao cumprimento das normas de higiene e segurança no trabalho, principalmente no sector da construção civil, de forma a evitar acidentes de trabalho em Cabo Verde.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho teve origem na explosão de uma mina de carvão localizada na Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Nesse acidente, 78 trabalhadores mineiros morreram e um número expressivo ficou ferido, mas foi somente em 2003 que a OIT estipulou a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top