PUB

Cultura

163 anos da Capital: Pró-Praia reivindica um museu de arte contemporânea

A Associação para Desenvolvimento da Praia, Pró-Praia solicita a criação de uma conservatória e museu de arte contemporânea na cidade, assim como uma feira de livro, um centro de artesanato e o concurso “Todo Mundo Canta”.

A preocupação é exposta no quadro do 163º aniversário da elevação da antiga Vila da Praia de Santa Maria a Cidade da Praia, capital da República de Cabo Verde, que se assinala hoje, 29 de Abril.

O presidente da associação, José Jorge de Pina, em entrevista à Inforpress, junta a estas reivindicações a de um teatro de qualidade nesta cidade e defende a tomada de medidas para que a Praia volte a ter o seu próprio teatro.

José Jorge de Pina disse que o projecto conservatório “foi aniquilado”, ao mesmo tempo que reclama um museu de arte contemporânea e financiamento “à altura” do Carnaval típico da Praia.

A nível do Carnaval, recordou que a cidade teve um crescimento pujante nos anos 80, mas que a festa do rei Momo “foi politicamente interrompida”, porque “há gente que acabou com este carnaval e os outros avançaram.”

No campo da música lembrou que se acabou com o concurso “Todo o Mundo Canta”, nascido nesta cidade, “sem que ninguém se preocupe em reerguer-lhe”, e advogou a necessidade de um espaço de cultura e lazer, afiançando que a Pró-Praia propõe que o espaço Sucupira seja transformado num grande fórum cultural.

Edifícios para teatro, música, oficinas para artesanato e dança, bem como parque de diversão são as áreas que para a Pró-Praia considera que deve afigurar-se neste Fórum Cultural, por forma a qualificar todo esta espaço com a construção de um grande complexo de lazer e de cultura, visando a construção de uma grande centralidade com espaços verdes.

C/inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top