PUB

Sal

O mundo da dança de Bboy Babs

Bboy Babs é o nome artístico de Ailton Évora Sousa, jovem dançarino e coreógrafo de 25 anos, natural da ilha do Sal. Actualmente a viver no Mindelo e com a parceria de um colega, desenvolveu um projecto chamado “Afro Hip Hop Dance”, para o ensino de danças.

Bboy Babs interessou-se pela dança com 12 anos, por influência dos seus irmãos. Foi membro de um grupo na sua ilha natal, chamado Taylor Gang. A nível de dança, as ligadas ao hip hop foram a porta de entrada e onde se sente mais à vontade desde então. Entretanto, confessa que dança de tudo um pouco, com alguma ênfase para os estilos mais tradicionais.

 Já apresentou performances em vários eventos públicos, nomeadamente no Festival da Praia de Tedja (2014), Festival de Santa Maria (2014), Concurso Nacional de Hip Hop na Praia (2015), Batalha de Bboying de Santa Maria (2017), Festival de Hip Hop do Mindelo (2019), entre outros. O mais especial aconteceu na Praia, em 2015, altura em que o seu grupo venceu o Concurso Nacional de Hip Hop.

Neste momento a sua ambição é apresentar-se nos festivais nacionais onde ainda não esteve. A longo prazo, actuar fora do país é também um objectivo traçado por este dançarino. No mundo da dança as referências de Bboy Babs são os seus irmãos, Bboy neguin e Bboy lillou, bem como Michael Jackson, Chris Brown, Kida, Adam Martin, klayver, entre outros.

 Bboy é crítico quanto à desvalorização do trabalho dos dançarinos um pouco por todo o país. “Até agora não me lembro de ter enfrentado alguma dificuldade maior, mas falo de uma dificuldade que todos os outros dançarinos de Cabo Verde tem. É que não são valorizados como deveriam ser. Em São Vicente há muitos grupos que ensaiam nas ruas”, diz.

A falta de apoio e oportunidades para a classe é também um ponto que este jovem toca. “No Festival Baía das Gatas não há um espaço nas horas sem shows musicais para actuações de dança no palco principal, onde os grupos de dança poderiam mostrar o seu trabalho”, acrescenta

PUB

PUB

PUB

To Top