PUB

Covid-19

Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da Praia querem “Praia sem Covid”

Preocupados com o aumento acelerado de casos de covid-19 na capital, a Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da Praia (RACMS) lançaram nesta quinta-feira,29, a campanha “Praia sem Covid” sob o lema “Nós zona sem covid, fazi bu parte”.

“Nós enquanto líderes comunitários sentimos que precisávamos intervir, juntar as forças para melhorar a situação que está cada vez mais preocupante. Assim, vamos ver dentro da nossa comunidade o que podemos fazer, dando o nosso contributo de forma coletiva para um maior impacto nesta luta contra a covid-19”, explicou ao A NAÇÃO o coordenador da RACMS, Gerson Pereira.

A iniciativa, que conta com a parceria da Proteção Civil, Instituto de Desporto e da Juventude, Instituto Nacional de Saúde Pública, Emprofac, Câmara Municipal da Praia e a Presidência da República consiste em realizar nas comunidades, acções diversas sobre como prevenir a covid-19, centrado em dois grandes pilares.

Combate através de vigilância e reforço de informação

 “No primeiro pilar, vigilância activa,  queremos que os líderes centros e voluntários das comunidades sejam autênticos vigilantes comunitários para actuarem nos lugares e horas específicos de maior risco sendo estes da comunidade e com uma certa intimidade para chamar a atenção sobre o uso de máscara, distanciamento entre outros cuidados a ter para evitar a propagação da covid-19”, avança.

Já em relação ao segundo pilar, diz Gerson Pereira, pretendem fazer sensibilização através de distribuição de panfletos, cartazes, vídeos entre outras formas de comunicação para fazer a mensagem chegar às pessoas com mais impacto.

“Reparamos que a comunicação utilizada até agora não tem sido suficiente, pelo que vamos reforçar e mostrar a realidade através do testemunho de pessoas que já foram afectadas, quer directa ou indirectamente, com um discurso mais impactante para melhores resultados nesta luta”, expõe.

Sensibilização à vacinação

 Para além destes, a campanha visa também sensibilizar as pessoas, sobretudo os idosos, a aderir à vacinação, como uma das melhores formas de prevenção.

“As pessoas criaram alguns conceitos errados sobre a vacina e temos reparado que no meio dos idosos, sobretudo, há uma certa resistência em aderir à campanha de vacinação que está em curso. Neste âmbito os líderes comunitários e voluntários desta nossa iniciativa vão tentar mudar a ideia das pessoas e convencer-lhes de que a vacinação é uma parte importante desta luta”. 

Ao todo, serão cerca de 400 jovens de diversos bairros da Capital que num período de três meses pretendem, através de várias ações, ptretendem contribuir para a diminuição da covid-19 na cidade da Praia.

PUB

PUB

PUB

To Top