PUB

Sociedade

Geremias Furtado é o novo presidente da AJOC

O jornalista Geremias Furtado, da agência cabo-verdiana de notícias, foi eleito, este domingo, em assembleia-geral, o novo presidente da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC).

A continuidade da estabilidade financeira da organização, conquistada pela gestão cessante, foi apontado como um dos grandes objectivos da sua gestão.

Em declarações à Inforpress, Geremias Furtado sublinhou que “graças ao trabalho” feito pela anterior direcção há uma estabilidade financeira que permite maior organização interna.

“Neste momento temos uma certa estabilidade financeira, e a direcção que assumo agora não vai ter os problemas anteriores relativamente a esta parte”, avançou.

Para além da defesa dos direitos laborais dos jornalistas, outras metas propõem dinamizar ainda mais a associação, trazer mais associados e continuar a manter a situação financeira da AJOC estável.

Geremias Furtado mostrou-se satisfeito com a participação dos associados na Assembleia-geral, mas realçou ser necessário que mais pessoas estejam a dar o seu contributo na organização.

“Tendo em conta o número de associados, a participação foi boa, num universo de cerca de 90 inscritos apareceram 57, contando com as representações das outras ilhas e as respectivas procurações”, considerou.

Por outro lado, salientou que a AG é uma oportunidade de se ter jornalistas reunidos de todas as ilhas, sublinhando a importância desta união no sentido de ampliar o debate que tem a ver com a vida jornalística em Cabo Verde.

Por fim, o novo presidente da AJOC atestou que uma “grande ambição” é ter um secretário executivo, apesar dos custos que isso pode acarretar, mas, ressaltou, será de “extrema importância” a organização ter uma pessoa a desempenhar o cargo.

Geremias Furtado substitui o jornalista Carlos Santos, que vinha desempenhando as funções desde 2019.

Para além do presidente, a nova direção da AJOC é composta ainda por dois vice-presidentes – Gisela Coelho e José Pedro dos Santos, uma tesoureira – Aidé Veiga, uma secretária – Joana Lopes e dois vogais – Victor Sousa e Brígida Morais.

PUB

PUB

PUB

To Top